Estudo busca introduzir alfafa tolerante à seca

NOVIDADE

Estudo busca introduzir alfafa tolerante à seca

Variedade pode ser alternativa para pastoreio em lugares com baixa humidade
Por: -Leonardo Gottems
118 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Um estudo realizado pelo Instituto de Investigações Agropecuárias (INIA), do Ministério da Agricultura do Chile, está buscando introduzir no mercado uma variedade de alfafa tolerante à seca. A Sardi Grazer é um tipo de alfafa direcionada para o pastoreio que consegue se desenvolver em locais com pouca oferta hídrica. 

De acordo com o Dr. Ovalle, um dos responsáveis pela pesquisa, a variedade se encaixa bem em áreas de sequeiro do país, cujos ambientes têm condições de estresse grave, causada por condições de escassez de água, solos com baixa fertilidade e altamente erodido. "Estamos confiantes de que esta alfafa, além da terra seca costeira mediterrânea de nosso país, vai ser muito bom em certas áreas do país com condições de seca, por exemplo, a Província de Petorca", comenta. 

No entanto, pode ser utilizada também em outros países em que a falta de água acaba prejudicando a pecuária. Nesse contexto, as amostras mostraram bom comportamento durante a realização dos ensaios, o que evidencia a sua capacidade de resistir a condições de seca em ambientes mediterrânicos e tolerância ao pastejo, já que também suporta o pisoteio e consumo direto de animais. 

Há grandes expectativas sobre o que resulta no processo de adoção dessa variedade. No entanto, existem outras variedades, que também faziam parte do processo de seleção e oferecem grandes expectativas devido à sua evolução natural e seleção passiva à seca, salinidade e tolerância ao pastejo. “Os efeitos da seca na alfafa são muito altos, mas esta tem uma capacidade bastante forte de resistir aos traumas”, explica. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink