CI

Estudo sobre crescimento de raízes pode elevar produção

A pesquisa foi realizada em conjunto com pesquisadores do mundo todo


Os Laboratórios dos professores  Ive De Smet e  Tom Beeckman, ambos   do Instituto Flanders de Biotecnologia (VIB) na Bélgica, juntamente com pesquisadores da Universidade de Nottingham (Reino Unido), da Universidade de Heidelberg (Alemanha) e da Universidade de Copenhagen (Dinamarca) identificaram um novo componente que controla o desenvolvimento de ramos radiculares que suportam plantas. Suas descobertas foram publicadas na revista Proceedings, da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. 

O Professor Ive De Smet e sua equipe investigam como as plantas lidam com ambientes em mudança, especificamente com temperaturas extremas e estresse hídrico. Nas plantas, novos órgãos são formados o tempo todo e, para fazer isso, deve haver uma regulamentação rigorosa de quando e onde um novo órgão é formado, e como as células que compõem esse órgão precisam crescer e se dividir. 

Para investigar a formação de órgãos em plantas, os pesquisadores usaram a ramificação das raízes como um sistema modelo. Este processo ocorre continuamente ao longo da raiz em crescimento, aumentando constantemente o sistema radicular, e requer uma divisão celular assimétrica extremamente precisa em células que podem levar a nova coordenação de raízes com a sincronização dos processos nos tecidos circundantes. Isso garante que as raízes cresçam da melhor maneira possível para aproveitar os nutrientes e a água no solo. 

"Para identificar novos fatores envolvidos na ramificação da raiz, nós exploramos como os genes são expressos durante os estágios iniciais do processo. Isso levou à identificação de uma enzima modificadora da parede celular, uma molécula que regula reações químicas, que controla as divisões celulares que levam ao crescimento de uma nova raiz”, indicaram os autores. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.