CI

EUA e China voltam a negociar sobre comércio

Essa é a terceira vez em duas semanas que Pequim e Washington abordam questões comerciais


Foto: Pixabay

Os Estados Unidos e a China voltaram a discutir sobre o comércio pela terceira vez em duas semanas, de acordo com o que informou um comunicado divulgado pelo Ministério do Comércio chinês. Nesse cenário, o ministério detalhou que o representante do Comércio chinês, Wang Wentao, manteve uma conversa por telefone com a homóloga norte-americana, a secretária do Comércio, Gina Raimondo. 

O texto indicou que os dois lados "sincera e pragmaticamente trocaram opiniões sobre preocupações comuns no campo do comércio entre a China e os Estados Unidos". "Ambas as partes declararam que o diálogo e o intercâmbio no campo dos negócios entre a China e os Estados Unidos são muito importantes e concordaram em promover o desenvolvimento saudável de uma cooperação pragmática no comércio e investimento", acrescentou o comunicado. 

Nesse cenário, essa é a terceira vez em duas semanas que Pequim e Washington abordam questões comerciais, após um encontro por videoconferência entre o vice-primeiro-ministro chinês, Liu He, e a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, em 02 de junho e, em 27 de maio, entre Liu e a representante do Comércio dos EUA, Katherine Tai. 

No entanto, essa rodada de negociações é a primeira desde que Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos. Essas tratativas haviam sido paralisadas desde março de 2018 pela guerra comercial iniciada pelo ex-presidente Donald Trump. Em março passado, Tai anunciou que Washington não planeia suspender as taxas punitivas impostas sobre produtos chineses durante a administração Trump, a curto prazo. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.