CI

EUA reabrem mercado para carne brasileira

“É uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo", disse Tereza Cristina.


Foto: Marcel Oliveira

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou através do serviço de Inspeção e Inocuidade Alimentar do país que está reabrindo o mercado para a carne brasileira, segundo informou a Sociedade Nacional da Agricultura (SNA). A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, afirmou que a iniciativa reforça o valor do produto brasileiro. 

“É uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo. Isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano”, disse ela, lembrando que o Brasil corrigiu os problemas sistêmicos que levaram à suspensão e está restabelecendo a elegibilidade das exportações de carne bovina in natura para os Estados Unidos. 

Para o diretor da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), Márcio Sette Fortes, a reabertura do mercado para a carne bovina do Brasil “é promissora para os produtores brasileiros certificados, ainda mais em um cenário de remunerações de exportações pautadas por um dólar valorizado”. Fortes considerou a decisão dos EUA “de extrema importância para o produtor brasileiro e para a manutenção de empregos no setor”. 

“É inevitável que as exportações de carnes norte-americanas sejam privilegiadas, em detrimento do produto brasileiro, principalmente diante de um esperado incremento global de produtos do agro norte-americano na China, até 2021, da ordem de cerca de US$ 30 bilhões”. 

Para finalizar, ele indica que “o Brasil deve perder boa parte do market share que havia conquistado, tanto mais se considerada a autorização, por parte da China, para importar carne bovina, dos EUA, de animais acima de dois anos e meio de idade. Autorização, é bom lembrar, da qual o Brasil não se beneficia”. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.