EUA são acusados de ocultar casos de mal da vaca-louca

Agronegócio

EUA são acusados de ocultar casos de mal da vaca-louca

Os Estados Unidos ocultaram casos do mal da vaca-louca no final dos anos 90, afirmou Lester Friedlander
Por:
1 acessos

Os Estados Unidos ocultaram casos do mal da vaca-louca no final dos anos 90, afirmou Lester Friedlander, ex-inspetor do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) e o canal público de televisão do Canadá CBC, apoiado em imagens de um gado doente, que teriam sido captadas em 1997.

Friedlander, demitido em 1995, causou surpresa nesta terça-feira no Parlamento canadense ao afirmar que o material coletado nas vacas com suspeita da doença (encefalopatia espongiforme bovina) jamais chegou aos laboratórios do USDA.

Quarta-feira, o canal CBC divulgou uma reportagem com imagens do USDA, conforme disse o ex-inspetor, datadas de 1997, que mostravam uma vaca cambaleante, um dos sintomas da doença.

O ex-inspetor americano, que disse estar disposto a se submeter ao detector de mentiras para garantir a credibilidade de suas denúncias, foi demitido em 1995 após criticar as "práticas pouco seguras" das autoridades americanas, quando era inspetor-chefe de um centro de embalagem de comidas da Filadélfia.

Segundo ele, veterinários do Departamento de Agricultura enviaram cérebros de vacas com sintomas da doença para análise em laboratórios privados. Estes laboratórios, acrescentou, confirmaram a doença, mas o diagnóstico foi desconsiderado pelos laboratórios do Departamento de Agricultura, que analisaram amostras dos mesmos animais sem divulgar nada depois.

Washington nega todas as acusações, mas o canal público canadense afirmou na quarta-feira ter provas de que os Estados Unidos sabiam muito bem da existência de casos da doença da vaca-louca em seu território nos anos 90.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink