CI

EUA se torna maior fornecedor de soja da Europa

O crescimento das vendas para essas regiões foi causado em parte pela guerra comercial


O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) afirmou recentemente que o país norte-americano se tornou o maior fornecedor de soja do continente europeu. De acordo com o Conselho de Exportação de Soja dos EUA (USSEC), as exportações de soja e farelo de soja para a Europa e Oriente Médio / Norte da África durante o ano que começou em 1º de setembro subiram 243% e 105%, respectivamente. 

Nesse cenário, os dados do Departamento de Agricultura dos EUA indicaram que as vendas de soja da safra 2018/2019 para as três regiões, lideradas pela Europa, estão em 3,67 milhões de toneladas até o dia 8 de novembro do último ano. As exportações de farelo de soja dos EUA ficaram em 650 mil toneladas no mesmo período, mais que o dobro do ritmo do que havia sido registrado no ano anterior. 

Além disso, as informações mostram também que o crescimento das vendas para essas regiões foi causado em parte pela guerra comercial travada entre os Estados Unidos e da China, que começou em julho passado. Como parte da disputa comercial entre os dois países, a China, tradicionalmente a maior compradora de soja dos EUA, impôs uma tarifa de 25% sobre toda a soja embarcada nos Estados Unidos, reduzindo drasticamente a quantidade de compras de soja dos EUA na China. 

A USSEC disse que os Estados Unidos ultrapassaram o Brasil como principal fornecedor de soja para a Europa e o Oriente Médio / Norte da África. A maior parte das exportações brasileiras de soja está indo agora para a China. A USSEC prevê que a União Europeia comprará mais de 10 milhões de toneladas de soja norte-americana nesta campanha, ante 7 milhões em 2017/2018.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.