Eucalipto será plantado na área de fumo no RS
CI
Agronegócio

Eucalipto será plantado na área de fumo no RS

A Afubra assinará um convênio com os oito municípios do Vale do Rio Pardo (RS) para fomentar o florestamento
Por:

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) assinará um convênio terça-feira (27-02) com os oito municípios do Vale do Rio Pardo, na Serra do Rio Grande do Sul, para fomentar o florestamento, diversificar a atividade fumageira e garantir mais renda aos produtores. Serão investidos R$ 160 mil, dos quais R$ 43 mil virão da Afubra, o restante do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), para incentivar o florestamento em pequenas propriedades de fumo.

Os produtores vão plantar principalmente eucalipto, que será destinado à fabricação de energia para o próprio consumo e comercialização, para fins industriais e construção civil. "O projeto vai na linha de diversificar a atividade (de fumo) e complementar a renda dos fumicultores", explicou o vice-presidente da Afubra, Heitor Petry. Segundo ele, o objetivo do projeto não é reduzir a área plantada de fumo na região e nem de haver uma migração para outra cultura. "É um programa de orientação e assistências técnicas e de extensão rural", diz.

A parceria será inserida no projeto de fomento florestal para agricultores familiares, vinculados ao Programa de Apoio à Diversificação Produtiva nas Áreas Cultivadas com Tabaco. Em cada município serão escolhidas quatro propriedades onde serão realizadas atividades demonstrativas, para ensinar técnicas mais especializadas de plantio.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink