SEM RESTRIÇÕES

Europa confirma segurança de aditivos de ácidos graxos

Não foi constada toxicidade
Por: -Leonardo Gottems
98 acessos

A Autoridade de Segurança Alimentar Europeia (EFSA) confirmou que os sais de sódio, potássio, cálcio e magnésio são seguros para serem usados como aditivos. O estudo, realizado pelo Painel de Aditivos Alimentares e Fontes Nutricionais agregadas a Alimentos da EFSA, afirmou que não havia nenhum dado sobre a toxicidade dos sais de ácidos graxos e não havia necessidade de definir um padrão diário de consumo, segundo o site Food Navigator.

Os sais de sódio, potássio e cálcio de ácidos graxos geralmente possuem a etiqueta E470a e os sais de magnésio tem a etiqueta E470b nos pacotes em função de que são estabilizadores e emulsificantes. A Associação de Aditivos Alimentares e Ingredientes, sediada no Reino Unido, afirmou que nenhum dos aditivos revisados foram usados amplamente na indústria, mas que de qualquer forma a aprovação seria uma boa notícia.

Se concluiu que não há nenhuma preocupação de segurança em relação ao E470a ou o E470b nos usos relatados e níveis de uso e que era improvável que poderia usar em combinação com um único produto. Como tal, o painel desempenhou uma avaliação de exposição de ácidos graxos separadamente por categoria de alimento e não tudo junto.

No entanto, se recomendou que a Comissão Europeia deve revisar as especificações da União Europeia para aditivos ao incluir limites de ácidos gordos transgênicos, como o E470a e o E470b podem ser fabricados através de glicerose de óleo hidrogenado e gorduras que contêm montantes significativos de gordura transgênica.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink