Europa tem novo prazo para avaliação de pesticidas

DEFENSIVOS

Europa tem novo prazo para avaliação de pesticidas

As avaliações completas são esperadas para junho de 2019.
Por: -Leonardo Gottems
185 acessos

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) estabeleceu um novo prazo para a conclusão de duas avaliações piloto sobre os riscos para os seres humanos devido a resíduos de múltiplos pesticidas nos alimentos. As avaliações foram originalmente agendadas para publicação até o final deste ano, mas foram recuadas após o feedback das partes interessadas. 

As avaliações completas dos riscos dos efeitos cumulativos dos pesticidas sobre os sistemas nervoso e tiroide humano são esperadas para junho de 2019. O prazo foi estendido para tratar de comentários recebidos de uma consulta pública sobre como os grupos de avaliação cumulativa (CAGs) de pesticidas a serem usados nas avaliações foram estabelecidos. 

Além disso, a Comissão Europeia e os Estados-Membros da UE acordaram num conjunto de hipóteses relativas aos aspectos de gestão de riscos da exposição cumulativa que pediram à EFSA para ponderar nas suas avaliações. Estes desenvolvimentos significam que a EFSA e o seu parceiro no projeto, o Instituto Nacional Holandês de Saúde Pública e Ambiente (RIVM), irão reexecutar a seção de exposição das avaliações. 

As novas avaliações beneficiarão do trabalho recente realizado pela AESA, que permite uma utilização mais precisa dos dados de consumo e da informação sobre os efeitos que o processamento dos alimentos tem nos níveis de resíduos. As avaliações cumulativas de risco a serem publicadas em junho de 2019 também incluirão uma análise de incerteza que ajudará as partes interessadas a entender como os resultados podem ser afetados por limitações no conhecimento científico e nas premissas usadas no processo.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink