Evento na Esalq discute setor sucroalcooleiro
CI
Agronegócio

Evento na Esalq discute setor sucroalcooleiro

Simpósio discute as tecnologias de informação aplicadas ao setor da cana nos dias 9 e 10 de outubro (SP)
Por:

A busca por informações estratégicas e gerenciais causadas pelo forte crescimento do setor sucroalcooleiro é tema de simpósio que será realizado na Esalq nos próximos dias 9 e 10 de outubro. O evento, que acontece na Esalq, estará focado em planejar e controlar as práticas de gestão das áreas agrícola e administrativa agrícola, em busca de tornar o mercado mais eficiente, competitivo e sustentável.

O Simpósio de Tecnologia da Informação Voltada ao Setor tem como mote tratar das questões relacionadas ao gerenciamento deste mercado, de forma a evitar os riscos inerentes ao processo. A necessidade de gerenciar riscos decorre, principalmente, da constatação de que a quantidade e diversidade dos riscos pode exceder o montante de recursos alocados durante a execução do projeto. Essa situação demanda que os riscos devam ser priorizados ou "gerenciados" adequadamente.

Para isso, é utilizado com freqüência o chamado ‘business plan’ (plano de negócios), um estudo analítico do mercado que se pretende explorar usado pelas empresas para definir a direção a ser seguida, prevendo situações de contorno em caso de problemas. Com este documento pode-se entender melhor como funciona a dinâmica do mercado do agronegócio e os riscos que devem ser evitados.

O evento acontece no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq e tem como coordenador o professor Edgar Gomes Ferreira de Beauclair, docente do departamento de Produção Vegetal (LPV). O simpósio é voltado para todos os envolvidos diretamente na cadeia produtiva da cana-de-açúcar. A programação na quinta-feira (9) contará com palestras ‘Business Plan - unidade produtora de açúcar’, ‘gerenciamento de risco no agribusiness’, ‘matemática aplicada a indústria sucroalcooleira’ e ‘zoneamento e modelagem aplicados a cana-de-açúcar’.

Para sexta-feira (10), ficaram reservadas as palestras ‘novas tecnologias de informação no apoio à gestão da produção canavieira’, ‘tecnologia de informação na gestão da frota das usinas’, ‘custo gerencial agroindustrial’ e ‘implicações técnicas sócio-ambientais e econômicas da mecanização na cana-de-açúcar’. O custo para participara das palestras é de R$ 50 (estudantes) e de R$ 100 (profissionais) até dia 6 de outubro. A realização é do Grupo de Estudos "Luiz de Queiroz" (Gelq 2009) e da Fundação de Estudos Agrários "Luiz de Queiroz" (Fealq).

SERVIÇO

Simpósio de Tecnologia da Informação Voltada ao Setor Sucroalcooleiro

O simpósio acontece no anfiteatro do Pavilhão de Engenharia da Esalq, nos próximos dias 9 e 10 de outubro. Informações e inscrições pelo telefone 3417-6604, pelo e-mail cdt@felaq.org.br ou pelo site www.fealq.org.br.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.