CI

Evento no interior paulista movimenta criadores da raça Crioula

Provas e exposição fazem parte da programação da 5ª edição de agenda do Cavalo Crioulo em Santa Rita do Passa Quatro


Criadores de Cavalos Crioulos de diversas regiões do país estarão reunidos em Santa Rita do Passa Quatro (SP) para a 5ª edição da Credenciadora Mista, Freio do Proprietário e Exposição Morfológica da Estância Tamareira. De 30 de novembro a 3 de dezembro, o município do interior paulista será a sede do já tradicional evento da raça em São Paulo, em um momento de confraternização e troca de experiências entre os criadores e usuários do cavalo.

Conforme o proprietário da Estância Tamareira e vice-presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Onécio Prado Junior, a cada ano que passa aumenta a presença de crioulistas de Estados como Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, entre outros. Um dos destaques é a Exposição Morfológica, que vem tendo uma boa procura, especialmente na categoria incentivo. "O intuito é que os criadores mostrem suas criações, o que estão fazendo nos seus plantéis", observa.

Sobre a Credenciadora Mista ao Freio de Ouro, Prado Junior salienta que a expectativa é de uma participação de mais de 30 exemplares. A novidade este ano é que o gado que estará em pista será de raças europeias, a mais usual nas competições promovidas pela ABCCC. "Estamos com uma expectativa muito grande. Este ano trouxemos gado europeu para a prova e teremos provas mais adequadas ao que a nossa raça é acostumada", ressalta.    

O Cavalo Crioulo vem despontando em todo o país no cenário da equinocultura. Em 2016, segundo dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o crescimento da raça no Brasil foi de 4,35%, totalizando 480,64 mil animais. Um dos destaques é o Estado de São Paulo, que depois dos três Estados do Sul, vem sendo o expoente no território brasileiro. A evolução paulista no ano passado foi de 4,93%, chegando a 6,58 mil exemplares registrados no Estado.

Confira a programação

30 de novembro de 2017 (Quinta-feira)

Concentração de Machos
 
1º de dezembro de 2017 (Sexta-feira)

8h às 12h – Exposição Morfológica
14h às 17h – Almoço
17h – Morfologia da Credenciadora
18h30 – Entrega de prêmios da Exposição Morfológica
 
2 de dezembro de 2017 (Sábado)

8h às 12h – Credenciadora / Freio do Proprietário
12h às 14h – Almoço
14h30 – Continuação da Credenciadora / Freio do Proprietário
 
3 de dezembro de 2017 (Domingo)

9h – Final da Credenciadora / Freio do Proprietário
12h – Entrega de Prêmios da Credenciadora / Freio do Proprietário

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.