CI

Evonik planeja nova fábrica na Argentina

Empresa pretende expandir sua posição de liderança no setor de catalisadores para fabricação de biodiesel


Empresa pretende expandir sua posição de liderança no setor de catalisadores para fabricação de biodiesel

A Evonik Industries (Essen, Alemanha) planeja construir uma fábrica de catalisadores, a serem usados na produção de Biodiesel, na Argentina. O projeto de engenharia básica da unidade, cuja capacidade anual deverá superar 60.000 toneladas, está concluído. O início da construção está previsto para julho de 2011 e a instalação deverá ser concluída no máximo até o final de 2012. A fábrica produzirá alcóxidos que são utilizados como catalisadores na produção de biodiesel a partir de matérias-primas renováveis. O projeto ainda depende da aprovação formal da diretoria corporativa.


"Expandiremos ainda mais a nossa posição de líder mundial na fabricação de catalisadores para a produção de biodiesel", afirmou Patrik Wohlhauser, presidente da Evonik Degussa GmbH e, a partir de 1° de abril de 2011, responsável pela região da América do Sul, na diretoria corporativa da Evonik Industries. Wohlhauser acrescentou: "O investimento faz parte da nossa estratégia para a América do Sul, que visa participar do crescimento regional." A nova fábrica abastecerá principalmente os mercados argentino e brasileiro.

A unidade será construída no centro do pólo produtivo de biodiesel na Argentina, em Puerto General San Martin, na região de Rosario. A Evonik planeja se instalar no parque fabril da Terminal 6 S.A., que opera uma grande usina de biodiesel no local. "Com a Terminal 6 encontramos um local que, em virtude de sua infraestrutura existente e excelente conexão logística, nos permite concluir rapidamente a fábrica e, assim, iniciar o fornecimento - de modo competitivo - dos nossos catalisadores aos clientes na América do Sul", explicou Jan Van den Bergh, presidente da unidade de negócios 'Industrial Chemicals' da Evonik.

A Evonik possui longa experiência e know-how comprovados na produção de catalisadores para a fabricação de biodiesel. Em 2009 a empresa inaugurou uma nova produção, em Mobile (EUA), cuja capacidade anual supera 60.000 toneladas. A partir dessa unidade fabril, que foi construída em apenas nove meses, a Evonik atende a demanda do crescente mercado norte-americano de biodiesel. Essa fábrica utiliza uma nova tecnologia em que os alcóxidos são produzidos a partir de uma reação direta entre álcool e soda cáustica. A nova planta argentina passará a contar com a mesma tecnologia já testada e comprovada.


Hoje a Evonik já ocupa a posição de liderança mundial no segmento de catalisadores para biodiesel - inclusive na América do Sul. "Por meio da nova fábrica planejada para a Argentina, fortaleceremos o nosso negócio e comprometimento na região", esclareceu Van den Bergh. "No médio prazo, contamos com um crescimento acelerado - na casa dos dois dígitos - do mercado de biodiesel", acrescentou.

Líder mundial em catalisadores especiais para a produção de biodiesel, a Evonik também produz alcóxidos no parque alemão de Niederkassel-Lülsdorf (próximo a Colônia - Alemanha), além da já mencionada planta de Mobile (EUA).

As informações são da assessoria de imprensa da Evonik.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.