CI

Excelente público marca primeiro dia do Congresso da Produção Pecuária

Evento contou com apresentação de projetos para o crescimento da pecuária


Evento contou em seu primeiro dia com a apresentação de dados sobre produção e exportação, e projetos para o crescimento da pecuária brasileira

Palestras de temas diversificados e um excelente público marcaram a abertura do 1º Congresso Internacional da Produção Pecuária. O evento, que acontece até o dia 25 no Bahia Othon Palace, em Salvador (BA), apresentou números sobre o mercado interno e externo, novas oportunidades em setores ainda pouco explorados e com grande potencial de expansão, projetos de sucesso, propostas ao agronegócio nacional e palestras técnicas, que elucidaram dúvidas sobre manejo, doenças e os mais recentes avanços do melhoramento genético.

Eduardo Salles, secretário da Agricultura do Estado da Bahia, abriu o evento apresentando dados e as realizações da produção pecuária baiana nos últimos anos e abordou as estratégias de governo à Bovinocultura de Corte e Leite e a Ovinocaprinocultura. “Temos muito a crescer, como na busca da autossuficiência na produção leiteira, mas reestruturamos a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrário) e estamos com a extinção da Zona Tampão em processo de finalização”, afirmou Eduardo. O secretário ainda exibiu números voltados a realizações de infraestrutura e propostas, como a eletrificação das cooperativas e associações do leite, a implantação de 800 tanques de resfriamento e de um Parque de Frigoríficos, que envolve ao todo 16 projetos e alcançar o status de livre da Aftosa sem necessidade de vacinação.

O secretário da Agricultura de Minas Gerais, Gilman Viana, deu continuidade ao evento ao apresentar dados e antecipar os desafios na relação entre produtor e indústria na cadeia produtiva do leite para o futuro. “A falta da confiança mútua gera conflitos entre a produção e a indústria, isso atrapalha a realização de objetivos como a melhoria da qualidade do produto, o aumento do consumo interno, a produção sustentável, que respeita a legislação ambiental e o crescimento das exportações”. Como uma solução a esse entrave, Gilman exibiu o projeto Conseleite, implantado em alguns estados do país, como o Paraná e o Rio Grande do Sul, e que já apresentou sucesso. “Nesse conselho os membros são 50% da indústria e 50% do mercado produtor, e buscam soluções conjuntas para problemas comuns do setor lácteo”, enfatiza. O projeto ainda conta com a determinação de parâmetros para a definição da qualidade do leite, que permite padronização dos preços e redução da sazonalidade da produção.

Simon Wallace, produtor neozelandês, apresentou os resultados da Fazenda Leitíssimo, parte do Projeto Jaborandi. Baseado no critério de maior produtividade por hectare, a propriedade utiliza animais da raça Kiwicross (cruzamento entre as raças Holandesa e Jersey) e apresentou ótimos índices de rentabilidade. “Após uma viagem de 18 meses por mais de 100 mil km do Brasil, encontrei no sudoeste baiano a melhor conjuntura de fatores ambientais para a produção, como boas chuvas, temperaturas acima dos 15ºC no inverno e abaixo dos 30ºC no verão, além de umidade baixa”, apontou Simon. O peso das vacas também é determinado entre 425 e 450 kg, o que permite ao rebanho boa movimentação, facilidade no processo de alimentação e fertilidade ideal. O uso de tintas para a detecção do período do cio e de um bebedouro por hectare são outras ações que contabilizam o sucesso da propriedade em sua produção. “O objetivo não é o de se ter uma lactação recorde com uma vaca, mas produzir-se bem, com um grande número de vacas e a um custo muito baixo. É uma ótima opção para se ter rentabilidade”, sintetiza Simon.

Ovinocaprinocultura
No setor de Ovinocaprinocultura, Olivardo Facó, pesquisador da Embrapa Caprinos apresentou os resultados do Programa de Melhoramento Genético de Caprinos e Ovinos, criado em 2005, com o objetivo promover o melhoramento genético de caprinos leiteiros no Brasil, através da identificação acurada de reprodutores geneticamente para características de conformação/ tipo e de produção e qualidade do leite. O programa já conta com a participação de 22 produtores, oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Bahia. Os resultados já mostram o sucesso do projeto, em 2010 houve um aumento de 107% no número de cabras com lactação controlada, em relação a 2009. E, no mesmo período, o quesito lactação encerrada apresentou crescimento de 196%.

Bovinocultura de Corte
Fernando de Almeida Borges, da Ouro Fino Agronegócio, voltou sua atenção à bovinocultura de corte e alertou os participantes sobre a importância ambiental e financeira de um bom controle de parasitários. “O prejuízo é sempre do criador, não do frigorífico, como se costuma apontar. E essa perda de rentabilidade é desnecessária, pois boa parte dessas doenças são fáceis de ser erradicadas”, alerta Fernando. Carrapatos, bicheiras, mosca-dos-chifres e berne, além de causarem prejuízos irreversíveis ao criador, causam estresse, queda de produtividade, perda de eficiência reprodutiva e, em casos mais sérios, morte.

Destaques
Dentre as principais atividades desta terça-feira (24), estão programadas as palestras da senadora Kátia Abreu, Presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), de Armando Kichel, da Embrapa Gado de Corte, que apresenta um painel sobre a integração lavoura / pecuária / floresta, e de José Lemos Monteiro, da Federação de Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul, que apresenta aos participantes a atual conjuntura mundial da produção pecuária.

As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.