CI

Expansão agrícola no Espírito Santo: o papel da Irrigação

Como a irrigação pode transformar a agricultura capixaba


Foto: Divulgação

Mesmo 2022 sendo um ano muito desafiador devido principalmente ao aumento dos custos para o setor agropecuário, o Espírito Santo avançou 5,6% em relação ao período anterior. Com o resultado positivo, a produção das lavouras capixabas atingiu o Valor Bruto da Produção Agropecuária (VBPA) de R$ 24,2, uma marca recorde. Para 2023 as projeções seguem positivas e os produtores estão no campo a todo vapor. Apostando nesse grande potencial do Estado, a Lindsay, multinacional que produz uma linha completa de sistemas de irrigação, representada pelas marcas Zimmatic™ e FieldNET™, acaba de firmar parceria com a Pivominas e terá sua primeira representação exclusiva na região.

Localizada em Pinheiros, a revenda tem mais de 40 anos de atuação no mercado de irrigação e agora passa a contar com os produtos da multinacional em seu portfólio. “Estamos dando um importante passo, pois não tínhamos uma cobertura exclusiva no Espírito Santo. A Lindsay sempre tem buscado parcerias que tem história na irrigação e a Pivominas será fundamental nessa expansão”, destacou Cristiano Trevisan, diretor comercial da marca na América Latina.

A família Reiz, proprietária da Pivominas, há três gerações se mantém no ramo da irrigação, e o principal protagonista dessa jornada é Carlos Reiz, natural da capital paulista, com formação na área de Economia. Atuando na área desde 1980, ele já participou de diversos projetos importantes no segmento do agronegócio e acumulou muita experiência para estruturar a empresa como é hoje. Atualmente prestam serviço de montagem de sistema de irrigação, manutenção periódica e preventiva, reposição de peças e elaboração de projetos hidráulicos. “A Pivominas é um distribuidor que se encaixou perfeitamente nessa nova filosofia de termos parceiros com conhecimento e tradição no mercado”, diz Trevisan.

A Pivominas, vai disponibilizar toda a tecnologia da Lindsay. Para a região que tem forte vocação para agricultura e pode expandir ainda mais a produção, principalmente de grãos de maneira sustentável, além dos pivôs centrais Zimmatic™, terá também soluções como o consagrado FieldNET™, que há mais de uma década ajuda produtores no seu dia a dia, monitorando e preservando recursos, reduzindo riscos e maximizando a produtividade. Ferramentas como essas, contribuem para o consumo sustentável da água, minimiza os riscos de investimento na agricultura, garantindo alta produção mesmo em climas adversos.

A maior economia de água consiste em acertar o momento correto que a planta precisa e na quantidade exata, no local correto, sempre aproveitando o recurso que já está disponível no solo. Uma das ferramentas eficientes hoje nesse sentido é o FieldNET Advisor. A solução fornece informações precisas e objetivas de irrigação ao produtor e ainda mostra se os pivôs estão operando como o programado, auxiliando-o nas tomadas de decisões. Com o produto a ideia é aplicar realmente o necessário, permitindo que as plantas expressem o máximo do seu potencial produtivo. Mas, isso tudo, com foco em reduzir os custos com energia e o uso da água, sem que a planta entre em estresse hídrico, uma solução altamente eficiente e sustentável.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.