CI

Expansão da economia global se amplia

Apesar das preocupações geopolíticas, quase todos os países estarão em crescimento



Análise da consultoria BMI Research aponta para riscos a economia global em um cenário de crescimento mundial. “Conflitos geopolíticos, centrados na política comercial, estão se tornando uma crescente fonte de incerteza global para as empresas, com a decisão do presidente Donald Trump em março deste ano em implementar tarifas contra inúmero parceiros comerciais”, diz o princípio da análise da consultoria.

A BMI Research ressalta que, além da guerra comercial, um aspecto que pode piorar a economia mundial é uma deterioração das expectativas futuras na Alemanha e na Zona do Euro, incluindo a guerra comercial, a guerra da Síria e a relação entre Estados Unidos e Rússia como fatores negativos.

“Enquanto essas e outras preocupações geopolíticas não estão mostrando nenhum impacto na economia real, com o comércio global permanecendo robusto, elas permanecerão como grandes riscos ao crescimento na segunda metade do ano e depois disso”, acrescenta a análise.

A consultoria com escritórios centrais em Londres avalia que o crescimento foi mais baixo tanto nos Estados Unidos como na Zona do Euro. Já a China superou o desempenho esperado e cresceu 6,8% - não 6,5%.

A conclusão da BMI Research é de que o crescimento global será de 3,3% em 2018 e 3,2% em 2019. O crescimento deste estaria praticamente no mesmo nível de 2017. “Nossas projeções sugerem que a expansão econômica global está se expandindo”, constata a consultoria. Em 2017, 181 países registraram crescimento. Em 2018, o número deve subir para 195 e 199 em 2019.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.