CI

Expectativa é que o Lago Dourado esteja no nível normal em 20 dias

Chuvas de maio e junho recuperaram reservatório, que chegou a operar com 30% da capacidade


Foto: Pixabay

As precipitações de chuva dos meses de maio e junho foram suficientes para recuperar a capacidade do Lago Dourado, que está em 72% do total. Atualmente, o nível do reservatório é de 3,93 metros, enquanto o normal é de 4,82 metros. O levantamento diário da Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan) aponta que o lago está 80 centímetros abaixo do vertedor. O superintendente regional José Roberto Epstein estima que a situação esteja normalizada em no máximo 20 dias.

Epstein ressalta ainda que a situação do reservatório está dentro da expectativa e que ações estão sendo realizadas para aumentar a capacidade de água. “Vamos fazer um levante em uma comporta existente e chegar ao nível máximo do reservatório em 5 metros. Será um teste para termos o ganho de mais 10 centímetros de lâmina de água”, salienta.

No entanto, para a comporta começar a funcionar, o nível do lago deve atingir sua capacidade, que é de 4,82 metros. “Temos uma comporta que vamos elevar. Ao invés de ela transbordar com 4,82 metros, ela vai transbordar em 5 metros. Por enquanto ainda não está vertendo, pois a água que chega fica toda no lago”, esclarece.

Além disso, a companhia segue com o trabalho para aumentar a velocidade de recarga do lago. Duas bombas instaladas no Rio Pardinho captam a água, que é enviada para a sucção das bombas e, posteriormente, para a Estação de Tratamento de Água (ETA). “Elas enviam 70% da demanda de água à população, que é de 1,8 mil metros cúbicos por hora, e é o suficiente para auxiliar no processo sem retirar a água do reservatório”, explica Epstein.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.