CI

Expoagro - Emater/RS-Ascar debate turismo rural

Feira teve o 6° Seminário Regional sobre o tema


Nesta quinta-feira (21/03), o turismo rural esteve em foco na Expoagro Afubra, feira voltada à agricultura familiar que ocorre em Rio Pardo até esta sexta-feira (22/03). Na parte da manhã ocorreu o 6° Seminário Regional de Turismo Rural, no auditório principal da feira. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar em parceria com a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Atuvarp) e a Afubra. 

O gerente do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Soledade, José Cláudio Secchi Motta, destacou a importância do trabalho transversal dentro do turismo rural, ou seja, que as diversas áreas envolvidas mantenham um diálogo constante. “Outro desafio é conseguir colocar os produtos típicos da região nos estabelecimentos de turismo das cidades, como em hotéis, para que o turista sempre tenha acesso a estes produtos”, comentou o gerente. 

Casos bem sucedidos de Turismo Rural 

Também foram apresentados casos bem sucedidos de turismo rural em duas propriedades ligadas à Associação Porto Alegre Rural, criada há sete anos. A associação possui 23 empreendimentos de turismo. As propriedades apresentam uma grande diversificação de atividades, como agricultura ecológica, cabanhas e vinhedos. Cerca de 70% das propriedades pertencentes à Associação recebem turistas. 

O proprietário do Sítio do Mato, Mauri Weber, comentou que é necessário buscar parcerias. “O apoio do poder público e de instituições como a Emater/RS-Ascar é fundamental para buscar a capacitação e a ajuda na infraestrutura e na organização da propriedade. Este tipo de atividade traz autoestima para os produtores porque eles têm um grande conhecimento e vivência e podem passar isto ao meio urbano”, explica. 

A preservação ambiental também foi colocada como essencial para que a propriedade se mantenha no turismo rural, assim como a valorização das riquezas naturais de cada local. “As pessoas precisam aprender a ter um olhar diferente para as riquezas que existem na região onde vivem e prestigiar este tipo de turismo”, explica. 

Já a proprietária da Cabanha La Paloma, Marecilda Barbosa, falou sobre a necessidade de se capacitar para atuar na área buscando cursos técnicos e a regulamentação. “Um de nossos atrativos é a Cavalgada da Lua Cheia, que completou cinco anos. Uma cavalgada sempre traz riscos, pois estamos trabalhando com um animal treinado, mas irracional. Por isso é uma questão de responsabilidade oferecer o máximo de segurança para o cliente, que deve sair do local totalmente satisfeito”, frisou. 


Turismo Rural no Espaço da Emater/RS-Ascar 
No espaço da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra, o turismo rural possui um estande onde são apresentadas rotas de turismo de sete municípios da região associados à Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Atuvarp). 

Entre os caminhos turísticos estão a Rota do Chimarrão- Venâncio Aires; Rota Germânica do Rio Pardinho- Santa Cruz do Sul e Sinimbu; Caminhos da Imigração- Santa Cruz do Sul; Caminho das Águas- Vera Cruz. Também participam da exposição representantes do Sitio Rancho Alegre, de Encruzilhada do Sul, da Ervateira Santa Cruz, de Santa Cruz do Sul, e do curso de Turismo da UNISC. 

No estande, o visitante tem a oportunidade de receber folders e instruções sobre como realizar visitas aos locais de interesse ou buscar informações sobre como o turismo rural foi aplicado em cada uma das propriedades. 

O proprietário do Rancho Alegre, de Encruzilhada do Sul, Ilo Azambuja, destaca que investe no turismo rural desde 2011 e que atualmente conta com o apoio da Emater/RS-Ascar. “Com certeza hoje está valendo a pena meus investimentos e o trabalho é satisfatório”, revela. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.