CI

Expoagro: Morango hidropônico é novidade no espaço da Emater/RS-Ascar


Uma das novidades apresentadas no espaço da Emater/RS-Ascar durante a Expoagro Afubra envolve as demonstrações de cultivo de morango hidropônico orgânico. O sistema foi adotado pela primeira vez no ano passado, por meio de duas Unidades de Observação em Bom Princípio. “A partir dali pudemos perceber a eficiência do modelo, o que permitirá disseminar outras unidades pelo Estado”, enfatiza o responsável pelo espaço, técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Juliano Galina. “Hoje, todos os 80 produtores do município utilizam o sistema”, ressalta.


Nessa técnica, o morango é cultivado em estufas, onde as mudas são plantadas em sacolas plásticas cheias de substrato e elevadas a uma altura de 80 centímetros em relação ao solo. O técnico agrícola enfatiza que, dessa forma, o manejo não fica tão trabalhoso, ao mesmo em que a incidência de pragas e doenças diminui, possibilitando o cultivo sem o uso de agrotóxicos. “Além disso, se comparado ao modelo de produção tradicional, o sistema permite o cultivo de um número de plantas até três vezes maior, em uma mesma área, possibilitando o aumento da produção na mesma proporção” diz.

Um dos produtores que já utilizam o sistema é o presidente da Ecomorango, José Veit de Bom Princípio. Produtor de morangos há 25 anos, afirma que o novo sistema adotado facilitou o trabalho. “Poder fazer o manejo de pé, sem ter de se agachar é muito vantajoso, afinal, não sou mais nenhum guri”, sorri. “Fora o fato de não precisar mais lidar com o veneno, já que a planta cultivada longe do solo dificulta o acesso de insetos e outras pragas.” Além de morangos, Veit produz milho-verde, alface, tomate e brócolis, entre outros. A diversificação motivou seu filho, Odair José Veit, a retornar para a propriedade. O jovem, que já trabalhou na cidade em uma fábrica de moveis, hoje é um apaixonado pelo trabalho com morangos.


O sistema também atraiu a atenção de outros visitantes. O produtor Jaime Orlandi, do município de Mata, próximo de Santa Maria, viajou quase três horas, ao lado da filha Luana, para conhecer as novidades em relação às tecnologias apresentadas na Feira. “Hoje em dia, com a modernidade, tudo muda muito depressa. É importante se manter atualizado, conversar com os técnicos, conhecer outros sistemas e maquinários”, salienta. Produtor de morangos no solo, com cerca de 20 mil pés plantados, veio se informar sobre o sistema hidropônico. “Não custa nada se inteirar, ver os benefícios, pesar os prós e os contras, enfim, refletir a respeito”, avalia.

Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra
Jornalista Tiago Bald

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.