CI

Expoagro Afubra é lançada em evento presencial em Rio Pardo

A Expoagro Afubra acontece nos dias 23 a 26 de março de 2022


Foto: Divulgação

Após dois anos de cancelamento da feira presencial devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, lideranças estaduais e nacionais participaram na manhã desta sexta-feira (04/03), em Rio Pardo, do lançamento da Expoagro Afubra, conhecida como a Maior Feira voltada à Agricultura Familiar do Brasil.

O evento, realizado no Parque de Exposições da Feira, teve a apresentação da programação, que volta a ser presencial depois de dois anos. A expectativa é atrair um público de 80 mil pessoas ao longo da Feira, que terá mais de 400 expositores, entre empresas, instituições e entidades. Atrações como o Seminário de Turismo Rural, Fórum de Diversificação, Espaço de Inovação do Agro, Dia do Arroz, palestras técnicas, exposição de máquinas e equipamentos, dinâmica de máquinas, lavouras demonstrativas, piscicultura, animais, hortaliças, agroindústrias familiares e área florestal fazem parte da programação.

Na ocasião, o presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, enfatizou a importância dos parceiros, colaboradores e patrocinadores para o sucesso da 20ª edição da maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar. "Queremos agradecer, profundamente, a todas as parcerias celebradas para a realização da feira, de 23 a 26 de março", disse. Ao lembrar que a Feira não acontece de forma presencial desde 2019, Werner disse acreditar que o pior já passou e que é possível receber o público dentro das recomendações sanitárias. "Planejamos a Feira deste ano com os olhos voltados às recomendações sanitárias de saúde", disse. A anunciar que a programação foi estendida para quatro dias, incluindo o sábado, Werner explicou que isso oportunizará a participação do público do meio urbano. "Eles certamente visitarão a Expoagro Afubra, e serão todos bem-vindos", salientou.

Presente no evento, o diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, ressalta a importância das parcerias para apoiar os agricultores gaúchos. "A Afubra tem a capacidade de interagir com diversas entidades e proporcionar um grande evento. As parcerias são o que nos dá a segurança de que estamos no caminho certo para o desenvolvimento da nossa agricultura e do Estado".

Rugeri cita o Pavilhão da Agricultura Familiar como um exemplo de organização para impulsionar o desenvolvimento econômico e social das famílias agricultoras. "O Pavilhão é resultado da soma dos esforços de entidades como a Emater, Afubra, Fetag, Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural e, principalmente, do trabalho das famílias agricultoras. Viabilizar esses espaços é gerar renda para as famílias, levar um produto de qualidade para os consumidores, respeitar o meio ambiente e estimular a permanência do jovem no meio rural, que vê a oportunidade de crescimento e de qualidade de vida", frisou.
Também participaram da atividade representando a Emater/RS-Ascar o gerente regional adjunto Carlos Corrêa da Rosa e o coordenador geral do Espaço Casa da Emater, Matias Streck.

Emater/RS-Ascar na Expoagro Afubra

Na 20º edição da Expoagro Afubra, a Emater/RS-Ascar traz o tema "Inovação e Tecnologias da Informação e Comunicação". Serão 19 parcelas que abordarão os temas agroindústria familiar, apicultura, artesanato rural, bovinocultura de leite, cozinha show: didática, cozinha show: oficina de processamento de carnes, cooperativismo, erva-mate, floricultura, fruticultura, morangos, plantas bioativas, pecuária familiar, piscicultura, saneamento ambiental, secagem e armazenagem, solos, tecnologia da aplicação e Turismo Rural.

A Expoagro Afubra acontece nos dias 23 a 26 de março de 2022, em Rincão Del Rey, município de Rio Pardo. Pegue sua máscara e participe!

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.