CI

Expoagro de Cuiabá (MT) começa hoje


O ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, o governador Blairo Maggi e o prefeito Roberto França abrem hoje, às 18 horas, a 39ª Exposição Agropecuária e Industrial de Cuiabá (Expoagro), evento que se estenderá ao dia 20 e com previsão de movimentar R$ 45 milhões em vendas e leilões, e que deverá ser visitado por 300 mil pessoas.

Ontem, véspera da abertura da Expoagro, funcionários trabalhavam em ritmo intenso na montagem e decoração de estandes onde será exposta uma gama de produtos para a cadeia agropecuária, de simples catracas para cerca de arame liso aos mais modernos tratores a serviço do campo.

Nos currais e pavilhões a movimentação também era grande. Peões desfilavam com touros e matrizes da mais pura linhagem de diversas raças bovinas, pelo parque. “Isso (o desfile com os animais) é uma mostra do que vai acontecer por aqui”, comentou o peão Luiz Gonçalves da Silva, que trabalha na estância do Capão do Angico, em Poconé, do presidente da Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT), Mário Cândia.

Luiz caminhou pelo parque conduzindo uma vaca nelore PO acompanhada por um bezerro de uma semana. “Veja a aptidão materna dela. No meio dessa gente toda, não demonstra desconforto e não fica brava”, comentou. Juntamente com ele, seu colega de trabalho, Luciano Gonçalves da Silva, fez idêntico percurso com um reprodutor da mesma raça, com 26 meses e pesando 1.035 kg, e também do criador Mário Cândida.

Hoje, a Expoagro estará de portões abertos e terá shows artísticos regionais. Porém, quem desejar colaborar com o programa Fome Zero, basta levar um quilo de alimento não perecível e entregá-lo na portaria do parque de exposições.

A arrecadação da alimentação para o Fome Zero será repassada pelo presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) – promotora da Expoagro – Anildo Lima Barros à prefeitura de Cuiabá.

Mesmo antes de sua abertura oficial a Expoagro já movimenta a economia cuiabana. Seu primeiro leilão, realizado pela JJ Leilões, na segunda-feira, (7), faturou R$ 552 mil com a venda de 1.698 bovinos a campo. Na terça-feira realizou-se outro leilão, promovido pela Samambaia Leilões, no Pavilhão de Elite, mas o resultado financeiro dos remates somente será divulgado hoje, pela assessoria da Acrimat.

Dois leilões serão os pontos altos da parte comercial da Expoagro, hoje: Leilão Cruzamento Industrial, da Vila Nova Leilões, no thatersal da Acrimat, e Leilão Camargo (do Grupo Camargo Corrêa) Elite Nelore PO, no Cuiabá Tênis Clube.

A programação para amanhã inclui palestra técnica sob “Controle da cigarrinha nas pastagens”, no auditório da Acrimat; prova eqüestre de tambor/baliza, com animais da raça Árabe; Leilão da Raça Girolanda, no thatersal; leilão de embriões de Nelore PO da ACNMT; e show artístico com a musa baiana Ivete Sangalo.

Destacados nomes no circuito nacional de criadores de bovinos, eqüinos e ovinos estarão expondo e leiloando animais na Expoagro. E os principais fabricantes e importadores de tratores e implementos montaram estandes no parque de exposições.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.