CI

Expoagro difunde diversificação


Mais de 200 estandes de expositores e espaços de demonstração apresentam, desde ontem, na quinta edição da Expoagro Afubra, opções de diversificação e novas tecnologias, especialmente para pequenos agricultores. Com acesso gratuito, a feira agropecuária acontece até amanhã, na estação experimental da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), em Rincão del Rey, em Rio Pardo. A abertura oficial contou com o governador Germano Rigotto, os secretários estaduais da Agricultura, Odacir Klein; da Reforma Agrária e Cooperativismo, Vulmar Leite; e do presidente da Assembléia Legislativa do RS, Iradir Pietroski.

O presidente da Afubra, Hainsi Gralow, destacou que a mostra objetiva fazer com que as ações de pesquisa sejam colocadas em prática, promovento o progresso dos agricultores. Ele disse que os estandes estão preparados para mostrar o que há de melhor para o pequeno agricultor. "No momento em que enfrentamos uma das piores secas no RS, devemos nos aperfeiçoar ainda mais."

Rigotto endossou a opinião do dirigente da Afubra, ao salientar que os agricultores devem aproveitar a Expoagro e reunir conhecimento para lidar com as dificuldades. "A troca de informações e a divulgação das mais modernas tecnologias para o campo contribui para mais resultados e mais renda para o agricultor", acrescentou.

O prefeito de Rio Pardo, Edivilson Brum (PMDB), lembrou, na abertura da feira, que o Brasil é o segundo maior produtor mundial de fumo e o primeiro exportador do produto. Segundo ele, o setor movimenta R$ 13 bilhões e gera cerca de R$ 6,4 bilhões de receita. Por isso, Brum solicitou mediação de Rigotto junto ao Senado e ao governo federal contra a Convenção-Quadro de Controle do Tabaco, da Organização Mundial da Saúde. O primeiro dia foi de movimento de ônibus com excursões de diversas regiões do Estado.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.