CI

Expoalagoas Genética vai discutir o novo código florestal com Aldo Rebelo

7º Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês


Foi confirmada para esta sexta-feira, dia 13, às 11h a palestra do deputado federal (PCdoB-SP), Aldo Rebelo, que vai a Alagoas discutir com agropecuaristas a proposta do novo Código Florestal. Nesta sexta-feira o presidente do Instituto de Preservação da Mata Atlântica (IPMA), Fernando Pinto, vai mostrar como as grandes indústrias alagoanas já trabalham na preservação do bioma.

As palestras acontecem no 7º Congresso Brasileiro da Raça Santa Inês, enriquecendo a programação da Expoalagoas Genética 2011, que está sendo realizada Parque José da Silva Nogueira (Parque da Pecuária), em Maceió. A exposição vai até 15 de maio. A proposta do novo código florestal brasileiro é trazer um meio termo entre a produção de alimentos e insumos e a preservação do meio ambiente. Para o presidente do IPMA, Fernando Pinto, o reforço da legislação vai contribuir com o trabalho da instituição que já registra um avanço nos quinze anos de atuação.

“O IPMA tem hoje um trabalho de preservação das matas ciliares, encostas, por exemplo, consolidado junto ao setor sucroalcooleiro. Nos últimos dez anos plantamos mais de 3,5 milhões de mudas nativas em todo estado. Para nós o novo código vai trazer o equilíbrio que falta no setor, porque derrubar tudo ou preservar tudo não é a solução”, enfatizou Fernando Pinto.

Em parceria com o Instituto de Meio Ambiente (IMA), o IPMA conseguiu perpetuar nos últimos anos mais de cinco mil hectares de Reserva Particular do Patrimônio Natural, as conhecidas RPPNs. Mas para o instituto isso não é suficiente. Um trabalho de educação ambiental em mais de vinte escolas do estado e ainda com colaboradores de empresas parceiras foi destacado, pelo presidente da instituição, como o projeto de maior importância.

“É gratificante vê uma criança preocupada com o meio ambiente, com o futuro, tendo a consciência que preservar é a atitude mais correta. Não adianta comprar dezenas de mudas, ou fazer somente a vigilância de uma reserva, a natureza tem que ser preservada por todos. Cada um fazendo seu papel, e as crianças são a prova que isso é possível”, defendeu presidente do IPMA.

As experiências positivas do instituto passarão a ser aplicadas também no setor agropecuário, através de um convênio firmado com a Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), promotora da Exposição. Para Domício Silva, presidente da ACA, as palestras têm o intuito de esclarecer o criador sobre as particularidades da nova legislação e como eles podem começar a agir.

“A preocupação com meio ambiente é algo que abrange todo setor produtivo do país. E cada um deve fazer a sua parte. Por isso, convidamos o deputado Aldo Rebelo para debater pontos polêmicos e Fernando Pinto para mostrar as experiências positivas que são desempenhadas em Alagoas ”, declarou Domício Silva.
MAIS INFORMAÇÃO

Os agropecuaristas que participarem da Expoalagoas terão ainda mais um canal de esclarecimento. O IMA montou um estande durante a exposição onde dois engenheiros florestais estarão a disposição para tirar dúvidas sobre como produzir dentro das limitações da lei. O objetivo é desmistificar a posição somente punitiva do instituto, quanto ao cumprimento das normas ambientais de produção.

Adriano Augusto, presidente do IMA, esclareceu que existem outros caminhos dentro da legislação para produzir com responsabilidade ambiental. “Essa parceria com o setor produtivo vai quebrar uma barreira de anos. O IMA sempre foi visto como órgão inimigo do setor e estamos aqui para mostrar o contrário”, afirmou.
 
Entre as atividades do Meio Ambiente estarão atividades lúdicas para crianças de escolas públicas e privadas que vão visitar o estande do IMA.

As informações são da assessoria de imprensa da BCCOM Comunicação.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.