CI

Expobatalha vai ter curso de inseminação artificial para agricultores

Ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite e já capacitou mais de 240 produtores


Quem estiver no Parque de Exposições Mair Amaral, em Batalha, entre os dias 8 e 11 de setembro, durante a 33ª Exposição Agropecuária da Bacia Leiteira (Expobatalha), vai poder conferir de perto um grupo de agricultores familiares fazendo um curso de inseminação artificial em bovinos.

A ação faz parte do Programa Alagoas Mais Leite, coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), e tem por objetivo qualificar a mão de obra local para realizar a inseminação e, com isso, melhorar a genética dos rebanhos.

Até agora, a Seagri já capacitou mais de 240 agricultores familiares. Segundo o médico veterinário Rogério Madeiro, instrutor do curso, os alunos passam pelas seguintes etapas: teoria, uso de manequins que representam os animais, peças de matadouro e prática com os animais vivos.

“Uma genética melhorada associada a boas práticas de manejo resulta em maior produtividade de leite por animal, o que aumenta a renda do agricultor”, ressaltou o gestor do Programa Alagoas Mais Leite, o engenheiro agrônomo Renato Carvalho.

“Além da capacitação dos produtores, o Alagoas Mais Leite atua na melhoria da qualidade do leite, gestão da propriedade rural, formação de bancos de forragens com palma adensada e sorgo forrageiro e assistência técnica adequada”, explicou Renato.

A 33ª Expobatalha conta com a parceria da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), da Associação dos Criadores de Alagoas (ACA), do Sindicato dos Produtores de Leite de Alagoas (Sindleite), da Federação da Agricultura e Pecuária de Alagoas (Faeal) e o apoio da Prefeitura de Batalha. A entrada é gratuita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.