CI

ExpoBrahman chega em sua quinta edição com mais de mil animais

V ExpoBrahman acontece de 13 a 19 de outubro, em Uberaba (MG)


Em sua quinta edição, a ExpoBrahman 2008 se consolida como o quarto maior evento da pecuária nacional. Entre os dias 13 e 19 de outubro, na cidade de Uberaba (MG) cerca de 1000 animais selecionados entre os principais projetos pecuários da raça que mais cresce no país estarão disponíveis na exposição, nos leilões e na pista de julgamento que marcará a final do Ranking Nacional da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Para o vice-presidente da ACBB, Moisés Fernandes Campos, o bom momento vivido pela pecuária de corte nacional tem impulsionado ainda mais a expansão da raça. Esse cenário, somado às potencialidades do Brahman colaboram para a consolidação da expressiva dimensão que a ExpoBrahman alcança hoje. "O evento se destacou devido ao crescimento da raça e é, hoje, reflexo do sucesso do Brahman. Com o crescimento do número de animais no país, cresce também o número de expositores e os negócios realizados a partir disso", justifica.

Diante desse cenário, é elevada a expectativa para o final do ranking Nacional da ACBB, que será realizado entre os dias 16 e 19 de setembro. Diferente das edições anteriores, a competitividade dos animais aumentou significativamente fazendo com que a pontuação atual não seja capaz de indicar antecipadamente quem deverá levar o título de campeão. Além do julgamento, serão realizados seis leilões, também entre os dias 16 e 19, que ofertarão lotes de matrizes especiais, touros, aspirações e prenhezes das principais doadoras do país e de criatórios de expressão nacional.

Entre os leilões, destaque ao remate do dia 19 de outubro, no qual serão ofertados os melhores animais da segunda edição da Prova de Ganho de Peso, iniciada no dia 19 de abril e que será encerrada em 14 de outubro, quando será realizada a última pesagem dos touros e divulgados os integrantes da Elite, Superior, grupo que reúne os primeiros colocados da prova.

Nessa edição da ExpoBrahman, a ACBB irá lançar também, no dia 19, o mérito Rubico de Carvalho, uma homenagem ao pioneiro e difusor da raça Brahman no Brasil. A comenda irá agraciar, todos os anos durante a ExpoBrahman, personalidades que se destacaram pela prestação de serviços e contribuição para a pecuária nacional como um todo. O primeiro homenageado será eleito no Congresso da Raça Brahman que será realizado no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2009.

Brahman no Brasil – o Brahman é hoje a raça que mais cresce no Brasil e vive um bom momento em função da fase em que a pecuária nacional atravessa. Segundo dados na Anualpec de 2008, nos últimos anos a demanda mundial de carne bovina tem crescido de 300 a 400 mil toneladas anuais, demanda que tende a se manter nos próximos anos. Neste contexto, a pecuária de corte nacional ganha espaço uma vez que o pacote tecnológico brasileiro de produção tem os menores custos do planeta e os concorrentes já estão próximos de sua capacidade produtiva.

Impulsionado por essa conjuntura favorável, o Brahman se destaca nestas tendências de mercado por ser um animal muito produtivo, apresentando excelente eficiência reprodutiva na obtenção de um bezerro de qualidade e mais pesado por vaca/ano; bom comportamento reprodutivo; resistência a enfermidades e elevada adaptabilidade ao clima tropical.

De acordo com o vice-presidente da ACBB, no cenário nacional, atualmente, é crescente o interesse dos criadores de Brahman e de outras raças por touros Brahman, que se configuram como boa fonte de renda e importante ferramenta de difusão da raça. As informações são da assessoria de imprensa da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.