CI

Expocapri comemora bons negócios

O evento teve um crescimento no número de participantes das palestras e cursos da ordem de 60% em relação à primeira edição


“O evento teve um crescimento no número de participantes das palestras e cursos da ordem de 60% em relação à primeira edição. Cresceu também o número de animais e expositores em cerca de 30%, bem como a qualidade genética dos rebanhos”. Foi com otimismo que o coordenador da II Expocapri Salgueiro e secretário de agricultura e meio ambiente do município, Nilton Cavalcanti, fechou o balanço da exposição que movimentou o sertão central de pernambucano de 30 de julho a 03 de agosto último, com a realização de negócios da ordem de R$ 600 mil.


O evento que aconteceu no Parque de Exposições do município, cerca de 12 mil visitantes, entre produtores e criadores de caprinos e ovinos. A programação diversificada, combinou atrações como um curso de culinária, passando por torneios leiteiros, julgamento de raças, clínicas tecnológicas e o seminário “Alternativas Agropecuárias para o Sertão Central”, até a oferta de shows culturais com talentos regionais da música e das artes. “A II Expocapri muito positiva em vários aspectos. Aqui trocamos informações para melhorar a qualidade genética dos animais da região e o incremento nos negócios em todos os segmentos produtivos”, destacou o criador de Petrolina, Luiz Gonzaga Neto. Proprietário de um criatório de ovinos da raça Santa Inês no projeto Senador Nilo Coelhoem Petrolina-Pe, ele conta que ganhou três prêmios no julgamento de raças e realizou ótimos negócios durante o evento.

Na categoria julgamento de raças, foram premiados animais das raças, Santa Inês, Dorper, Boer e Anglo Nubiano. Já o julgamento por peso premiou ovinos nas categorias carneiro, borrego, ovelha e borrega, além do torneio leiteiro que premiou cabras jovens e adultas. “Houve também o concurso do melhor de caprinos e ovinos da agricultura familiar, somando uma premiação total de R$ 12.900,00 (doze mil e novecentos reais), muito superior a do ano passado”, destacou Nilton.

Duas novidades também chamaram a atenção do público durante a II Expocapri. A área para demonstração de Plantas Forrageiras, nativas e exóticas adaptadas ao Semi-árido, foi bastante visitada. De acordo com o técnico da Embrapa Pedro Rodrigues, o momento foi fundamental para que todos pudessem aprender mais. “Muita gente tirou dúvidas sobre o potencial energético e alimentar de algumas espécies que têm no próprio quintal da fazenda, mas desconhece sua fonte de alimento para os animais, como também nos trouxe outras informações fazendo desse momento uma verdadeira troca de experiências”. Já projeto Caprijovem, proporcionou há 20 jovens filhos de caprinocultores da zona rural do município a capacitação técnica para o desempenho de atividades diárias da Caprinovinocultura a exemplo de uma ordenha feita com todos cuidados higiênicos.


O palestrante Aldomário Rodrigues da EMEPA-PB, que apresentou o tema “Caprinovinocultura: produção e agronegócio” destacou que a coordenação da feira acertou ao combinar a diversidade de atrações. “O evento acertou quando combinou desde um curso de culinária a clinicas tecnológicas, e o próprio Seminário, e posso garantir que esta foi uma das melhores apresentações que já fiz, isto porque o público, além de numeroso, participou ativamente, fazendo perguntas tirando dúvidas e estabelecendo um intercâmbio produtivo entre a experiência adquirida no dia a dia dos criadores com a ciência e a pesquisa dos estudiosos”.

A Caprinovinocultura é atividade predominante na cidade de Salgueiro e de acordo com dados da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente são abatidos cerca de 600 animais por semana. A II Expocapri Salgueiro teve como organizadores a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Governo de Pernambuco através da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária e Sebrae-Pe, com apoio as Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, ADDIPER , FACHUSC e Embrapa Semi-Árido. As informações são da assessoria de imprensa do evento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.