CI

Expocarambeí reúne o melhor da genética bovina holandesa

Exposição da Batavo Cooperativa Agroindustrial e da Frísia é focado no melhoramento genético do rebanho leiteiro


Exposição da Batavo Cooperativa Agroindustrial e da Frísia é focado no melhoramento genético do rebanho leiteiro

O que há de melhor de gado da raça holandesa nos Campos Gerais participará da 8ª edição da Expocarambeí, a partir desta sexta-feira (18). A região conta com uma das principais bacias leiteiras do país e sua produção média por animal está na casa dos 15 litros por dia, enquanto a nacional fica na casa dos cinco litros. A exposição ocorrerá até o dia 19 no Parque Histórico de Carambeí.


Além do tradicional julgamento de animais, a Exposição contará com um feirão de máquinas e implementos agrícolas, e uma programação cultural especial na Vila Histórica do Parque, que consiste em uma encenação que recria a Carambeí de 101 anos atrás.

Segundo a organização do evento são esperados mais de 4 mil visitantes, dentre pecuaristas, técnicos, zootecnistas, veterinários, agrônomos, consultores, tratadores, profissionais liberais e outros interessados no setor, inclusive estrangeiros atraídos pela genética local.


História – Carambeí é considerado o berço da genética da raça holandesa no Paraná e seu rebanho bovino Puro de Origem teve inicio em 1947, quando o imigrante Bauke Dijkstra chegou ao Estado com sua família e uma carga de 41 novilhas e um touro. “Devido à procura, meu pai voltou ainda outras três vezes para Holanda para trazer mais animais”, conta Franke Dijkstra, vice-presidente da Associação do Parque Histórico de Carambeí.


Serviço – 8ª Expocarambeí

Data: 18 e 19/05

Horário: solenidade de abertura 11hs

Local: Parque Histórico de Carambeí

Endereço: Av dos Pioneiros, 4050 – Carambeí / PR

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.