CI

Expodireto Cotrijal terá audiência pública para debater seguro

Vitrine para setor primário


A 13ª Expodireto Cotrijal, feira do setor agroindustrial, que será promovida no período de 5 a 9 de março, no município de Não-Me-Toque, localizado a 300 quilômetros de Porto Alegre, será o palco para uma audiência pública, reunindo comissões do Senado, da Câmara Federal e da Assembleia Legislativa para debater o modelo de seguro agrícola, como forma de atender os prejuízos ocasionados pela seca no Rio Grande do Sul.


Nei César Mânica, presidente da Cotrijal (Cooperativa Agropecuária e Industrial), organizadora da Expodireto, explica que é necessário fazer um grande debate a respeito do tema, uma vez que, o produtor precisa de garantias contra as perdas em suas lavouras e também criar mecanismos de sobrevivência. Mânica explica que outras questões também devem ser debatidas e que estão diretamente ligadas a este quadro, como, por exemplo, os temas ligados à retenção hídrica, como barragens e açudes e a legislação ambiental.

A Expodireto, como vitrine para setor primário, serve para realização de grandes debates, que envolvem igualmente assuntos como crédito rural, políticas públicas, além de novas práticas produtivas e tecnologia. Desse modo, o evento também englobará o 22º Fórum Nacional da Soja, 4º Fórum Nacional do Milho, o 7º Fórum Estadual do Leite, o 8º Seminário sobre Novos Enfoques do Agronegócio Brasileiro e Fórum Florestal do Rio Grande do Sul, entre outros.

Nesta edição, a Expodireto terá a presença de 450 expositores, ou seja, 120 a mais em relação ao evento, promovido no ano de 2011. Os valores registrados em negócios, envolvendo instituições financeiras e banco de empresas, em 2011, chegaram a R$ 1.040 bilhão, número que neste ano, deverá ficar prejudicado por conta da estiagem no Estado.

Na área da exposição, instalada em 84 hectares, o setor de estacionamento deu lugar a mais 40 lotes para expositores de máquinas e equipamentos. Neste espaço, também está sendo incluída a nova área internacional. Entre os destaques desta edição, o setor internacional, com 600 metros quadrados de área, reunirá representantes de mais de 70 países, dando acesso a expositores e visitantes da feira a diferentes modalidades de negócios nos setores de máquinas e implementos agrícolas, produção vegetal e animal, logística, meio ambiente e agricultura familiar.   


O espaço, segundo o dirigente, terá a participação de expositores da Argentina, Peru, Colômbia, Alemanha e Estados Unidos, além de delegações de países como Cuba, Polônia e Itália. “As novidades são a realização de rodadas de negócios simultâneas de segunda a sexta-feira, que serão transmitidas ao vivo e pela internet para vários países, a instalação de um auditório onde acontecerão palestras técnicas e de mercado, e a presença de estandes internacionais e entidades. Também farão parte das atrações deste setor as comemorações do Ano da Itália no Brasil e o Jantar Internacional”, informa.

Mânica diz que a exposição de gado leiteiro será um dos destaques da área de produção animal na feira. Com 65 animais, das raças holandesa e Jersey, vindos dos campos de recria da Cotrijal e de produtores associados, a exposição apresentará exemplares de alto padrão genético. A área também contará com 61 empresas expositoras, que apresentarão equipamentos e máquinas para suinocultura, bovinocultura e avicultura. No local, também estarão expondo, empresas dos setores de nutrição e genética e  indústria de laticínios”, informa. Também foi anunciada, uma linha de crédito no valor de R$ 1 bilhão para Expodireto através do Banrisul, BRDE e Badesul.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.