Expofeira mostra desenvolvimento da bacia leiteira de Toropi

Agronegócio

Expofeira mostra desenvolvimento da bacia leiteira de Toropi

A partir de sexta-feira (29), bovinos das raças jersey e holandesas serão expostos no evento
Por:
2277 acessos
A Emater/RS-Ascar e seus parceiros, juntamente com os produtores de leite de Toropi, em Águas da Serra, realizam a partir desta sexta-feira (29/04), mostra de bovinos das raças jersey e holandesa, na 5ª Expofeira Agropecuária, no parque municipal de exposições. A abertura oficial do evento será às 21h, com a participação do prefeito Adair Braz e o supervisor do escritório regional da Emater/RS-Ascar de Santa Maria, Roblein Cristal Coelho Filho, além de outras autoridades do município.


Os criadores deverão trazer para o concurso leiteiro cerca de 80 exemplares, com a primeira ordenha da raça holandesa marcada para quinta-feira (28/04), às 22h. A primeira ordenha dos animais Jersey inscritos será às 6h do dia 29. Atualmente, cerca de cem produtores integram a Associação dos Produtores de Leite de Toropi. “A produção diária fica entre nove e dez mil litros de leite, com quase 70% da produção entregue para a cooperativa local”, diz o técnico agrícola Ezequiel Silveira da Silva.


Os julgamentos dos animais da Expofeira serão feitos pelos integrantes das associações gaúchas de criadores de gado das raças jersey e holandesa. Também estão inscritos para a Expofeira, exemplares ovinos, caprinos e suínos pertencentes a rebanhos de pecuaristas familiares. A premiação dos animais ocorre no domingo, dia 1º/05, com o desfile dos animais ganhadores.


A Expofeira de Toropi vai contar ainda com um estande da Emater/RS-Ascar que mostrará a importância do cultivo das plantas medicinais e a sua aplicação nas propriedades da agricultura familiar, através da implantação do modelo Relógio do Corpo Humano. No local, também haverá demonstrações sobre vermicompostagem e sobre métodos de preservação ambiental. A Expofeira de Toropi se encerra no domingo (1º/05), às 19h, com show musical.



Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink