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Expointer 2003 consolida RS como potencial mercado de produtos veterinários do País


O mercado gaúcho de produtos veterinários sempre foi para a Ouro Fino Produtos Veterinários (Ribeirão Preto/SP) um dos mais importantes do país, já que representa crescimento próximo a 25% ao ano para a empresa.

Durante nove dias, cerca de 2,3 mil expositores de animais, máquinas, implementos, insumos, produtos veterinários, veículos, equipamentos, serviços, artesanato e outros, mostraram na Expointer 2003 toda a qualidade de suas produções, numa mostra dos melhores em cada segmento sem similar no Brasil. Os mais importantes lançamentos e destaques da indústria brasileira aconteceram nesta 26ª Expointer, que reuniu um número cada vez maior de produtores rurais buscando novas informações e soluções que contribuíssem para modernização de suas atividades.

Dados divulgados pelo governador do Estado do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), comprovam o sucesso desta edição: mais de 203,3 mil pagantes, com arrecadação de R$ 1,322 milhões em bilheteria; comercialização de R$ 4,6 milhões em animais, sendo que R$ 3,1 milhões dentro do Parque de Exposições Assis Brasil e R$ 1,5 milhão em leilões dentro da programação; e comercialização de máquinas e implementos agrícolas subindo de R$ 125 milhões para R$ 216 milhões.

Além do desempenho nesta Expointer, os criadores gaúchos tem muito o que comemorar. Afinal, quase R$ 5 milhões de animais comercializados significam que seus rebanhos demonstraram estar muito bem no quesito sanidade animal e controle à enfermidades. Com o auxílio do governo estadual, por exemplo, várias medidas foram adotadas na prevenção da febre aftosa, logo após a descoberta de um foco na província argentina de Salto. "Temos hoje 92% do rebanho bovino vacinado. Contamos com sete barreiras sanitárias e duas em instalação nos municípios de fronteira e vamos intensificar o trabalho com essas equipes", salientou o governador.

Mas, o desempenho da saúde animal dos plantéis gaúchos não se limita às ações oficiais. O pecuarista gaúcho, ou seja, o mercado consumidor de produtos veterinários está muito voltado a tecnificação e a utilização de produtos de alta qualidade, sem deixar de lado os custos de produção e a melhor relação custo/benefício. Desta forma, as empresas que melhor se adaptarem às peculiaridades deste mercado estarão sempre em vantagem competitiva.

Uma mostra disso foi o desenvolvimento de um Programa de Controle de Carrapatos específico para o RS, implementado pela equipe da Ouro Fino Produtos Veterinários (Ribeirão Preto/SP) na região. Nos últimos anos, um dos principais problemas da pecuária gaúcha tem sido o controle do carrapato, o que vem causando enormes prejuízos, tanto no rebanho leiteiro como de corte. "Este problema se deve às altas infestações provocadas pela resistência ou tolerância aos carrapaticidas utilizados e também pelo manejo incorreto no combate aos carrapatos", explica Carlos Henrique Henrique, médico-veterinário e Diretor Comercial da Ouro Fino.

Assim, a partir de vários diagnósticos, foram mapeados, através de estudos de técnicos e pesquisadores, várias situações de infestação; com esses dados, os profissionais da Ouro Fino implementaram uma solução adequada para o controle do carrapato adaptada a qualquer propriedade sulista.

Atuação Estratégica - A equipe da Ouro Fino no RS atua em todos os segmentos - bovinos, caprinos, ovinos, suínos e eqüinos - sempre focando fortes parcerias com Cooperativas, Agropecuárias e lojas do ramo veterinário, conseguindo com isso chegar muito bem no consumidor final.

De fato, estas parcerias são uma extensão da Ouro Fino no Campo. "Toda pecuária requer uma atenção especial e a nossa Equipe de Vendas, junto com nossos Promotores Técnicos, conseguem realizar um excelente trabalho com a colaboração de balconistas, técnicos e veterinários de nossos parceiros, levando aos produtores informações técnicas sobre os produtos e sua melhor utilização, os programas de Dosificação e de Controle de Carrapatos, entre outras ações estratégicas", revela Paulo Stein, Coordenador Geral da Equipe Ouro Fino no RS. "Essa estratégia de trabalho visa estar o mais próximo possível do cliente, buscando sempre auxiliar no treinamento de sua equipe nas fazendas e nas visitas aos consumidores. Para isso, a Ouro Fino conta com o apoio de vários colaboradores e pesquisadores conveniados", conclui Carlos Henrique.

Não por acaso, o mercado gaúcho de produtos veterinários sempre foi para a Ouro Fino, um dos mais importantes do país, apresentando crescimento anual próximo a 25%. Como resultado, nesta 26ª Expointer foi celebrado pela empresa paulista um recorde de vendas no estado, com um faturamento ultrapassando a marca de R$ 1,3 milhão no mês de agosto. Para completar, durante a feira diariamente mais de 500 pessoas, em média, prestigiaram o estande da Ouro Fino, que teve a simpática participação de Rodrigo Leonel (veja fotos), vencedor do Big Brother Brasil 2, presente durante um dia inteiro para o lançamento oficial da Campanha Nacional do Carrapaticida Colosso, que culminou com o já tradicional coquetel oferecido aos Médicos-Veterinários, em homenagem ao Dia do Veterinário e que teve um público estimado em mais de 800 pessoas.

Sobre a Ouro Fino

A Ouro Fino foi fundada em Ribeirão Preto em junho de 1987 e, ao longo destes anos, obteve boa aceitação por parte do mercado, o que tem refletido em excelentes resultados em vendas. O bom desempenho em vendas faz com que a empresa ocupe posição de destaque no ranking nacional das indústrias veterinárias – 10ª colocação. Hoje, a Ouro Fino vende para mais de 8.000 clientes.

A Ouro Fino possui em sua linha mais de 120 produtos comercializados no Brasil e no Exterior. Estes produtos passam por um rigoroso controle de qualidade em todas as etapas da produção. Para o trabalho de pesquisa e desenvolvimento e também o de garantia de qualidade, a Ouro Fino conta com pessoal altamente qualificado com formação em Química, Ciências Farmacêuticas, Medicina Veterinária, entre outras e, também, possui modernos equipamentos de análise laboratorial sem os quais seria impossível garantir a qualidade dos produtos. Além disso, possui convênios com diversas universidades, como Universidade de Sta. Maria, USP, UFMG, UNESP, UFV, entre outras e também conta com apoio do CNPq. É através da sua equipe de Pesquisa Desenvolvimento que a Ouro Fino constantemente traz para o mercado produtos inovadores.

A Ouro Fino exporta hoje para mais de 18 países no continente americano, continente africano e Oriente Médio. Desta maneira está conquistando espaço, gerando divisas e levando a imagem do Brasil mundo a fora. Em 2002, a empresa faturou US$ 20 milhões, prevendo faturar este ano US$ 25 milhões.

A equipe de colaboradores da Ouro Fino é hoje composta de aproximadamente 350 pessoas, sendo que uma parte trabalha na administração, produção e controle de qualidade e o restante na área de vendas e assistência técnica aos clientes Ouro Fino, com atuação em todo o território nacional.

A Ouro Fino produz medicamentos para garantir a saúde dos animais de criação e de estimação. E fazendo isto, está contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população.

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