Expointer 2008 terá novo pavilhão

Agronegócio

Expointer 2008 terá novo pavilhão

A Secretaria da Agricultura planeja investimento em uma estrutura para abrigar os ovinos durante a exposição
Por:
6 acessos

Apesar da falta de condições financeiras e de tempo para investir na Expointer 2007, há a promessa de novidades para a edição de 2008. No próximo ano, deverá ser construído um pavilhão somente para os ovinos. A medida - que atenderia a um pleito antigo dos criadores de bovinos e ovinos - desafogaria o espaço do gado leiteiro, que atualmente tem parte ocupada por ovelhas e carneiros. O local para os ovinos deverá ser construído nas proximidades da pista J e da área das máquinas agrícolas.

A construção do novo espaço é uma necessidade apontada pelos criadores para que a Expointer possa voltar a receber animais de fora do Rio Grande do Sul. A falta de estrutura suficiente foi um dos argumentos dos pecuaristas que votaram contra o ingresso de animais de outros estados na reunião que definiu a questão, realizada na semana passada pela Comissão Permanente de Exposições e Feiras. Com a revisão que o Ministério da Agricultura fará em outubro do status sanitário dos estados, a expectativa do secretário da Agricultura, João Carlos Machado, é que, em 2008, sejam abertas as fronteiras ao ingresso de exemplares do restante do Brasil. "Em 2008, estaremos sem risco de aftosa e o Estado vai poder ampliar as instalações", afirmou. Apesar de a comissão permanente ter vetado a entrada de animais de outros estados, o secretário não acredita que isso interfira no resultado da mostra e destaca a participação de ovinos do Uruguai. "A Expointer 2007 será a maior de todos os tempos, em função do bom período da pecuária."

A obra do pavilhão para os ovinos, no entanto, não dependerá somente de recursos do governo gaúcho. Machado espera poder contar com investimentos do Ministério da Agricultura. O presidente da Comissão de Exposições, Feiras e Eventos da Farsul, Francisco Schardong, informou que as entidades envolvidas na organização da mostra deverão contribuir financeiramente, caso seja necessário.

Ele ponderou que a resolução do problema de espaço no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, não depende somente de recursos. "Acima da falta de verba está a falta de vontade política", retrucou. A Expointer deste ano será realizada de 25 de agosto a 2 de setembro.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink