CI

EXPOINTER 2016: ACSURS incentiva o consumo da carne suína e apresenta fórum sobre sustentabilidade

Centro de Eventos e o Restaurante da ACSURS estão localizados na quadra 48, rua do Boulevard


Centro de Eventos e o Restaurante da ACSURS estão localizados na quadra 48, rua do Boulevard

A ACSURS – Associação de Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul participa, de 27 de agosto a 4 de setembro, da Expointer 2016, no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). O Centro de Eventos e o Restaurante da ACSURS estão localizados na quadra 48, rua do Boulevard. O espaço é a casa do suinocultor gaúcho na feira. A ACSURS convida a todos para prestigiarem a entidade e as ações promovidas dentro da feira.

Ações de degustação

Entre as atividades realizadas pela ACSURS durante a Expointer 2016, a entidade promove, mais uma vez, ações diárias de degustação, uma pela manhã e outra à tarde, em frente ao Restaurante da ACSURS.

Serão servidos petiscos e distribuídos materiais informativos da campanha Escolha+ Carne Suína, orientando sobre os benefícios da proteína. Os materiais serão fornecidos pela ABCS e Sebrae, que apoiam as ações. Além disso, durante as ações diárias serão colocados ao público, através de caixas de som, áudios informativos falando também sobre os benefícios de se consumir a carne suína, explorando-se, assim, audição, visão, olfato e paladar em favor da carne mais consumida do mundo.

A atividade tem ainda o apoio do Fundesa – Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal e Cooperativa Languiru, Cooperativa dos Suinocultores do Caí Superior – Ouro do Sul, SBR Suínos do Brasil/Guerra, Adelle Foods e Granberg Alimentos.

Fórum sobre sustentabilidade

Outra atividade trazida pela ACSURS para a feira será o Fórum Sobre Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono, que acontece na terça-feira (30/08), a partir das 9h. O fórum é um evento promovido organizado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A ação vai apresentar as alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola.

Na programação estão previstas palestras sobre o Plano de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono (ABC) e o Projeto Suinocultura de Baixa Emissão de Carbono; tecnologias de produção mais limpa; geração de renda a partir dos dejetos; viabilidade econômica para tecnologias de baixa emissão de carbono; e oportunidades de financiamento.

Todo o conteúdo apresentado durante o fórum é resultado de uma série de pesquisas feitas ao longo de um ano para avaliar e disseminar alternativas economicamente viáveis para o tratamento de dejetos oriundos da produção suinícola. O evento é gratuito e tem como foco produtores de suínos, gerentes de granja, chefes de setor, técnicos, acadêmicos e agentes financiadores.

Para o presidente da ACSURS, Valdecir Folador, o Fórum vai contribuir para o desenvolvimento da suinocultura do Rio Grande do Sul. “Esta ação vai oportunizar aos produtores o conhecimento das tecnologias disponíveis em baixa emissão de carbono. A sustentabilidade na produção é atualmente uma das principais preocupações da cadeia suinícola, portanto, o Fórum traz informações importantes que poderão ser aplicadas nas granjas, melhorando a produtividade e o rendimento dos suinocultores”, avalia.

São apoiadores do Fórum o Instituto do Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Embrapa Suínos e Aves, Sebrae Nacional e Banco do Brasil. Apoiam a ACSURS junto ao evento as empresas Agroceres PIC, Ceva, Choice Genetics, DB Genética Suína, Elber, Mig-PLUS, Minitube, Quimtia, Topigs Norsvin, Vetanco e Vetoquinol. 

Jantar da Suinocultura

Já na quinta-feira (01/09), haverá um jantar entre suinocultores e lideranças ligadas ao agronegócio. O objetivo do encontro é apresentar as demandas do setor. O jantar tem o apoio de Suinocultura Gobbi, Agropecuária Zancanaro, Granja Vier, Granja Fontana, Daros e Lodi Suinocultura, Suinocultura Acadrolli, Granja Balduíno, Granja São Roque e Cleber Cerutti.

Vitrine da Carne Gaúcha

Entre os destaques, a Vitrine da Carne Gaúcha é um dos pontos altos de divulgação da versatilidade e qualidade da proteína. Esta será a quinta participação da carne suína no espaço, organizado pela Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS), dentro do Programa Juntos Para Competir.

Diariamente, a partir das 14h, a Vitrine vai demonstrar para o público da Expointer os diversos cortes da carne suína e, em seguida, elaborados pratos que, após prontos, serão servidos para degustação. A ACSURS está engajada à ação, contando ainda com o apoio da Cooperativa Languiru e Cooperativa dos Suinocultores do Caí Superior – Ouro do Sul, que cederam as carcaças para demonstração.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.