Expointer 2019 receberá primeira exposição de animais Ultrablack do Brasil

EXPOINTER

Expointer 2019 receberá primeira exposição de animais Ultrablack do Brasil

Anúncio dos dados da raça na Expointer foi feito durante coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (06/8)
Por:
736 acessos

A Associação Brasileira de Angus realizará durante a Expointer 2019, de 24 de agosto a 1º de setembro, a primeira exposição da raça Ultrablack no Brasil. Os 16 animais inscritos para a feira, que será realizada no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), pertencem a três criatórios: Cia Azul, de Uruguaiana (RS), Cabanha São Xavier, de Tupanciretã (RS), e Fazenda 4 Linhas, de Guaíba (RS).

O anúncio dos dados da raça na Expointer foi feito durante coletiva de imprensa realizada nessa terça-feira (06/8), no Restaurante Barranco, em Porto Alegre (RS). “A raça Ultrablack é mais uma opção para o uso do sangue Angus para produção de carne premium no Brasil, principalmente para regiões mais quentes como o Brasil Central e o Sudeste”, frisou o presidente Nivaldo Dzyekanski. A Ultrablack é uma raça sintética caracterizada por, no mínimo, 80% de sangue Angus e 20% de sangue zebuíno. Entre as metas de médio/longo prazo da Associação está a criação de um selo de certificação da Carne Ultrablack dentro do Carne Angus Certificada. Segundo o presidente da Angus, essa primeira exposição da nova raça é uma forma de fomentar a adesão de novos criadores, e a meta é avaliar o gado em duplas. A apresentação oficial será feita na terça-feira (27/08), a partir das 14h, juntamente com o julgamento dos animais Angus rústicos. 

A programação da Associação Brasileira de Angus na Expointer 2019 ainda terá a primeira edição do Ô Churras Angus, evento voltado para a degustação de Carne Angus Certificada. O assado ocorrerá no domingo (25/08) a partir das 18h na Pista do Gado Leiteiro e contará com a participação de três frigoríficos parceiros: Marfrig, Zimmer e Frigorífico Silva. “Pretendemos reunir produtores, amantes da carne Angus e visitantes para um grande evento festivo onde a Carne Angus será a grande estrela da noite, um produto que é resultado de um processo criterioso e detalhado de certificação”, pontuou a gerente do Programa Carne Angus, Ana Doralina Menezes.

O evento também marcará o início de um novo projeto da Associação Brasileira de Angus que envolve o fortalecimento do selo verde amarelo que estampa os rótulos da Carne Angus Certificada Brasileira. Conforme Ana Doralina, serão diversas ações focadas no consumidor de forma a orientar sobre a relevância do selo como garantia de qualidade. “É o selo que garante o padrão esperado pelo consumidor quando adquire a Carne Angus Certificada”, reforçou. Outra ação relevante será a participação na Vitrine da Carne Gaúcha, promovida pelo Sistema Farsul e Juntos Para Competir no Pavilhão Internacional. A Angus terá cinco apresentações ao longo da Expointer, a raça de maior agenda do espaço.

Como já acontece tradicionalmente, a Angus realizará seus julgamentos de gado rústico na terça-feira (27/08) a partir das 14h. Na quarta-feira (28/08), a partir das 10h, está previsto julgamento de animais de argola, programação que se inicia pelas fêmeas no turno da manhã e segue com os machos à tarde (14h). A avaliação dos 103 animais inscritos de argola ficará a cargo do jurado argentino Lucas Lagrange. As inscrições de rústicos seguem abertas até 9 de agosto.

O estande da Associação Brasileira de Angus também traz novidades. Além dos tradicionais happy hours que sempre marcam os fins de tarde, na segunda-feira (26/8), haverá a Noite do Hambúrguer. “É um momento de apresentar toda a versatilidade da carne que produzimos”, completou Dzyekanski.  Na terça-feira (27/08), a atração fica por conta da apresentação do grupo gaúcho Os Serranos, com show marcado para 19h no estande da raça.

A programação da Associação Brasileira de Angus na Expointer 2019 conta com a parceria da Genex e o patrocínio do Banco Sicredi e apoio da Allflex e da Solução Genética.
 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink