CI

ExpoPec 2017 realiza primeiro julgamento oficial da raça Braford no Centro-Oeste brasileiro

Foram inúmeras as visitas feitas às raças que mais crescem no Brasil


Encerrou neste domingo (26.03), em Porangatu, Goiás, a participação da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) em mais uma edição da Exposição das Tecnologias Voltadas ao Desenvolvimento da Pecuária – EXPOPEC 2017. Neste ano, com presença da equipe da ABHB, estande institucional, exposição e julgamento de animais Braford válida pela primeira vez pelo Ranking Nacional de Criadores Hereford e Braford, degustação de Carne Certificada Hereford e participação na Vitrine da Carne Bovina.
 
“Uma incursão no coração do Brasil Central para levar a este evento, que visa apresentar aos pecuaristas tecnologias voltadas ao desenvolvimento da atividade pecuária, o nosso Braford brasileiro, uma ferramenta de aumento da produtividade da pecuária de corte, desenvolvido pelos criadores associados à ABHB, através do acasalamento controlado pela Entidade, de bovinos da raça Hereford com zebuínos, o que gerou, ao longo desses 40 anos, essa máquina de produzir carne”, resumiu Fernando Lopa, CEO da ABHB. O dirigente acompanhou toda a programação ao lado da Coordenadora de Melhoramento Genético da ABHB, Drª Thais Pires Lopa, que também foi a jurada de classificação da Mostra, e dos Gerentes do Programa Carne Pampa, Marketing e Operações, Fabiana Freitas, Jaqueline Teixeira e Felipe Azambuja, além do Inspetor Técnico, Carlos Augusto L. da Silva Filho, jurado de admissão.
 
A primeira exposição oficializada de Braford no Brasil Central, organizada pela ABHB em parceria com o Sindicato Rural de Porangatu, e a Federação de Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), representadas pelo senhor Maurício Velloso, contou com a participação de 14 animais, sendo 8 de argola e 6 rústicos, oriundos de dois criatórios: Fazenda Sucupira,  localizada no município de Arinos (MG), do criador Ademir Cenci, e Sementes Chapadão, de José Altemir Ottoni, de Chapada Gaúcha (MG).
 
“Nosso agradecimento todo especial a eles que acreditaram e deslocaram por mais de 600 km seus animais e equipe para que tivéssemos o primeiro julgamento oficial da raça Braford no Centro Oeste Brasileiro, tudo isso proporcionou à ABHB ser a única Associação de raça presente na feira que congregou no nosso estande a maioria dos formadores de opinião na pecuária brasileira”, completou Lopa.              
 
Foram inúmeras as visitas feitas às raças que mais crescem no Brasil. A equipe da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), representada pelo assessor técnico Rafael Linhares e a zootecnista Danielle Schneider, estiveram com a Associação durante todos os dias da feira. A Churrasqueira Beth Schreiner, do MeatShop, e o consultor de carnes Marcelo Conceição também se fizeram presentes, assim como os proprietários e colaboradores da Fazenda Sucupira, de Arinos (MG), o sócio Fernando Fonseca, da Fazenda Querência, localizada em Rio Verde (GO), e os criadores José Altemir Ottone, da Sementes Chapadão, de Chapada Gaúcha (MG), Fabiano Callichio, da Fazenda Maracá, São Miguel do Araguia (TO) e Adriana e Rogério Zart, parceiros da Zart Condomínio Agropecuário, dos criatórios Fazenda Alvorada – Dom Pedrito / Fazenda Alvorada do Sul – Sidrolandia – MS / Fazenda Nogueira – Bagé. Rowena Petroll, representando a Agropel Agropecuária Petroll LDTA, do criatório Rio Grande Cabanha Agropell, localizada em Paracatu (MG), também esteve por lá. Rowena é criadora de Hereford.
 
O pecuarista Rubens Catenacci, da Fazenda 3R, conhecido como o maior criador de bezerros de qualidade do Brasil, o Superintendente da ABCZ, Luiz Antônio Josahkian, o zootecnista Flávio Dutra de Resende, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) e o presidente do Sindicato Rural de Porangatu, Gustavo Castro também prestigiaram o estande, assim como os especialistas Alcides Torres, diretor-fundador da Scot Consultoria, e os palestrante da Expopec 2017, Francisco Villa, diretor da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e Dráuzio Varella, médico.
 
O julgamento, realizado no dia 24 de março, foi precedido de confraternização com entrega de prêmios no estande da ABHB e degustação de Carne Certificada Hereford. “Uma honra ser jurada da 1° Exposição de Braford do Centro Oeste, ExpoPec-Porangatu/Go. Excelentes animais rústicos e de galpão em pista”, informou Thais Pires Lopa, que sagrou campeão a galpão o touro TE 4011, de Ademir Cenci, da Fazenda Sucupira (Arinos/MG). Entre as fêmeas, a Grande Campeã a galpão foi a exemplar TE4008, também de Ademir Cenci. Entre os rústicos, destaque para a fêmea TE4010, de Ademir Cenci.
 
Confira a classificação final logo abaixo. 
 
PREMIAÇÃO 2ª EXPOPEC – PORANGATU/GO
JULGAMENTO: 24/03/2017
JURADA DE CLASSIFICAÇÃO: THAÍS MARIA BENTO PIRES LOPA
ANIMAIS 14 Braford: 8 argola e 6 rústicos
BRAFORD GALPÃO
FÊMEAS
Campeã Vaquilhona: Box 1 – Tat. TE5002 – Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Reservada Campeã Vaquilhona: Box 2 – Tat. TE5018 – José Altemir Ottoni – Sementes Chapadão – Chapada Gaúcha – MG
Campeã Vaca Jovem: Box 5 – Tat. TE4008 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Reservada Campeã Vaca Jovem: Box 3 – Tat. TE4060 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Terceira Melhor Vaca Jovem: Box 4 – Tat. TE4002 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Grande Campeã: Box 5 – Tat. TE4008 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Reservada Grande Campeã: Box 1 – Tat. TE5002 – Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Terceira Melhor: Box 2 – Tat. TE5018 – José Altemir Ottoni – Sementes Chapadão – Chapada Gaúcha – MG
 
MACHOS
Campeão Dois Anos: Box 7 – Tat. TE4059 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Campeão Dois Anos Maior: Box 8 – Tat. TE4011 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Grande Campeão: Box 8 – Tat. TE4011 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Reservado Grande Campeão: 7 – Tat. TE4059 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
BRAFORD RÚSTICO
FÊMEAS
Lote Campeão Vaca Jovem e Lote Grande Campeão: Lote 2 – Tats. TE4010, TE4004, TE4024, Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Lote Reservado Campeão Vaca Jovem e Lote Reservado Grande Campeão: Lote 1 – Tats. TE4044, TE022, TE025 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;
Melhor Rústica: Tat. TE4010 - Ademir Cenci e Outros – Fazenda Sucupira – Arinos/MG;

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.