CI

Exportação de algodão em maio atinge maior volume já registrado no ano em MT

Mais de 20 mil toneladas foram embarcadas no mês passado



Com 21,1 mil toneladas de pluma embarcadas, e US$ 41,5 milhões arrecadados, segundo a Secretaria de Comércio Exterior (Secex), maio foi o mês que registrou maior volume de exportações em Mato Grosso. 

Após registrar o segundo pior início de ano nos últimos sete anos, com 56 mil toneladas exportadas entre janeiro e abril, em maio o Estado incrementou em 61% os embarques em relação ao mês anterior, e registrou o segundo maior volume exportado em maio na história, segundo dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

A China continua sendo o principal destino da pluma. O maior consumidor de algodão do mundo importou 9,8 mil toneladas, 256% a mais do que o acumulado do ano, e maior volume mensal desde outubro de 2013. 

Exportações podem aumentar no segundo semestre

No segundo semestre, a expectativa já era de que houvesse elevação nas exportações, no entanto, essa elevação pode ter chegado mais cedo. Caso continue havendo demanda, a exportação pode acabar se tornando uma ótima maneira de liquidar os estoques da safra passada, além de poder trazer maior liquidez para o mercado brasileiro. Porém, o movimento das negociações internacionais em junho tende a diminuir.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.