CI

Exportação de carne de peru atingiu mais de 58 mil t

Exportações de carne de peru atingem patamar recorde


Foto: Pixabay

De acordo com dados do Agrostat Brasil/MAPA, os últimos dez meses de 2023 foram marcados por um crescimento expressivo nas exportações nacionais de carne do Peru, atingindo a marca de 58.457 toneladas e um faturamento de US$ 172.237 milhões. Esse desempenho representou um aumento de 20,3% no volume e 10,7% na receita cambial em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os principais estados produtores e exportadores, destacam-se o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Entretanto, segunda informações do Avisite, os preços da carne de suíno são os únicos a apresentar uma valorização, ainda que pouco expressiva, com um aumento superior a 3%. Em contrapartida, os preços do frango caíram aproximadamente 15% em relação à média registrada entre janeiro e novembro de 2022, enquanto os preços da carne bovina estão mais de 20% inferiores.

Essa redução nos valores de frango e boi em 2023 não se limitou apenas à comparação com 2022, um ano em que ambos alcançaram recordes de preço. Na verdade, os números atuais ainda são menores do que os registrados entre janeiro e novembro de 2021, com o preço do frango apresentando uma retração de 8% e o do boi uma queda quase dobrada, próxima a 16%.

Surpreendentemente, até mesmo o preço médio do suíno está 4% abaixo do valor alcançado no mesmo período de 2021. Em resumo, frango, boi e suíno vivo estão marcando, neste ano, os menores valores médios dos últimos três anos, sinalizando um cenário desafiador para o mercado de carnes no país.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.