Exportação de frango do Paraná fecha em queda em abril
CI
Agronegócio

Exportação de frango do Paraná fecha em queda em abril

As indústrias paranaenses comercializaram 73.307.429 quilos de frango, queda de 3,61% comparada a março
Por: -Giuliano

As exportações de carne de frango do Paraná em abril sofreram uma pequena retração em comparação ao mês anterior. A queda já era esperada pelo setor, em razão deste mês ter menos dias úteis. Neste mês, as indústrias paranaenses comercializaram 73.307.429 quilos de frango, queda de 3,61% comparada a março, quando as vendas atingiram 76.056.096 quilos, o melhor desempenho até aqui no ano. As informações são do Sindicato das Indústrias dos Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), que anunciou os números nesta quarta-feira (30-05).

"Em março, tivemos 27 dias úteis nas indústrias de frango, que operam de segunda à sábado. Já em abril, esse número caiu para 22 dias, devido aos feriados do mês. Para as exportações, o número de dias úteis no mês é extremamente importante, influenciando no balanço das vendas do mês", explicou o presidente do Sindiavipar, Domingos Martins.

Além de influenciar nas exportações, o número de dias úteis do mês de abril também interferiu na média de abates/dia no Paraná, que alcançou marca superior a março, atingindo 3.925.996 frangos abatidos por dia - no total, foram abatidas no mês 86.371.928 cabeças de frango. No mês passado, apesar da produção ser maior (95.172.874), o número de dias úteis também foi superior, o que resultou numa média de abate/dia de 3.524.921.

No acumulado do ano, o Paraná já abateu 358.152.069 cabeças de frango. Além da expansão do mercado internacional, principalmente com o foco de aumentar o mercado consumidor da produção paranaense, esta produção vem sendo absorvida pelo mercado interno brasileiro, que tem registrado avanço do consumo per capita, hoje estimado pelos especialistas em 38 quilos por pessoa.

De acordo com levantamento da União Brasileira de Avicultura (UBA), a estimativa para 2007 é superior aos outros anos no Brasil. Em 2006, o consumo per capita de carne frango entre os brasileiros foi de 37 quilos, contra 35,4 quilos registrados em 2005. As informações são da assessoria de imprensa do Sindiavipar.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink