Exportação de grãos da Ucrânia cai 30%
As forças russas começaram a atacar a Ucrânia em fevereiro de 2022
Foto: Leonardo Gottems
As exportações de milho da Ucrânia no atual ano de comercialização até janeiro ficaram quase no mesmo nível do ano anterior, embora os embarques de outros grãos tenham caído, segundo dados do ministério da agricultura do país.
O Ministério de Política Agrária e Alimentos da Ucrânia disse em um relatório na sexta-feira que 27,5 milhões de toneladas métricas de cereais e leguminosas foram embarcadas até agora no ano comercial de 2022-2023. Isso representa uma queda de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Os embarques de milho totalizaram 15,7 milhões de toneladas métricas, abaixo dos 16 milhões de toneladas exportados durante o mesmo período do ano anterior, disse o ministério. As exportações de trigo, por sua vez, caíram para 9,84 milhões de toneladas, de 17,2 milhões de toneladas, disse o relatório.
As forças russas começaram a atacar a Ucrânia em fevereiro de 2022, levando ao que efetivamente equivalia a uma desaceleração de meses nas exportações de produtos agrícolas da Ucrânia. Os embarques foram retomados em grande escala no início de agosto, depois que as Nações Unidas e a Turquia negociaram um acordo que permitiria que embarcações transportassem produtos agrícolas ucranianos para fora do país devastado pela guerra. As exportações de cevada no ano comercial de 2022-2023 até janeiro foram relatadas em 1,83 milhão de toneladas, abaixo das 5,48 toneladas do ano anterior, disse o ministério.
Os mapas meteorológicos estão relativamente calmos esta manhã, embora alguns ventos fortes sejam esperados em partes de Dakota do Sul hoje, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia. Os ventos no centro e norte de Dakota do Sul estão previstos de 35 a 45 milhas por hora esta tarde e à noite, com rajadas de até 50 milhas por hora na previsão, disse o NWS em um relatório no início desta manhã.