CI

Exportação de soja deve cair mais

Segundo a Anec, volume de embarques deve cair 30% neste mês


Foto: Nadia Borges

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) informou em seu relatório que a exportação de soja recuou em março. Foram 2,7 milhões de toneladas a menos ante o mesmo mês do ano passado. A causa seria a quebra da safra nacional pela seca. Na semana de 27 de março a 2 de abril, o Brasil exportou 2,332 milhões de toneladas de soja e 322,923 mil toneladas de farelo.

Para abril a queda deve ser ainda maior. A exportação para o mês foi estimada em 11,12 milhões de toneladas, o que seria uma queda de 29% ante o recorde para todos os meses de 15,67 milhões de toneladas registrado no mesmo período do ano passado.

Com essa queda as exportações brasileiras de soja deverão fechar o quadrimestre aproximadamente 1,5 milhão de toneladas abaixo do registrado no mesmo período de 2021, somando 34,68 milhões de toneladas.

No caso do farelo de soja, as exportações deverão crescer mais de 300 mil toneladas na comparação anual, para 1,9 milhão de toneladas em abril, apesar de uma redução nas exportações do grão, o processamento tem sido mantido no país por boas margens.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.