Exportação recorde de frango
CI
Agronegócio

Exportação recorde de frango

Por:

Apesar dos prognósticos pessismistas no início do ano, a avicultura deve fechar 2003 com exportações recordes. De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef), as exportações entre janeiro e outubro de 2003 já superam o recorde registrado em todo o ano de 2002. Os embarques até outubro somam US$ 1,45 bilhão, receita 25% maior que a apurada em igual período do ano passado. Os volumes totalizam 1,61 milhão de toneladas, o que representa um crescimento de 21% em relação ao verificado entre janeiro e outubro de 2002. Além do aumento de volumes, o frango brasileiro foi beneficiado pelo incremento do preço médio, que subiu 3,5% no acumulado até outubro deste ano.

A indústria conseguiu elevar as vendas apesar da criação do sistema de cotas de importação da Rússia - importante comprador mundial - e à sobretaxa sobre as compras de frango salgado da União Européia (UE). Para driblar a restrição, o Brasil foi atrás de outros mercados, retomando as vendas para a Argentina, investindo na Ásia, Mercosul e no Oriente Médio. As vendas para o Oriente Médio, por exemplo, cresceram 21% em 2003, na comparação com igual período de 2002.

Em outubro, os embarques, de 157,3 mil toneladas, foram 15,4% menores que os do mês anterior. Já a receita foi 7,5% maior, de US$ 151,1 milhão.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink