CI

Exportações das cooperativas superam estimativa

O resultado deve-se ao maior número de países que importam os produtos


As exportações de produtos das cooperativas brasileiras cresceram 22,3% acima da estimativa do governo, no primeiro semestre deste ano. Segundo estudo feito pela Gerência de Mercados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), com base em dados da Secretaria de Comércio Exterior, do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, na comparação com igual período do ano passado, as vendas para outros países registraram aumento de 33,8%.

O resultado, de acordo com o gerente de mercado da OCB, Evandro Ninaut, deve-se ao maior número de países que importam os produtos das cooperativas. “O mercado do Leste europeu é promissor e lá as cooperativas têm se consolidado e encontrado novos países compradores”, comentou.

Com isso, também aumentaram os valores adquiridos. Neste ano, até julho, as exportações somaram o equivalente a US$ 1,4 bilhão, contra US$ 1,08 bilhão em igual período do ano passado. Os maiores compradores dos produtos das cooperativas brasileiras são China, Holanda e Alemanha.

O setor sucroalcooleiro é destaque entre os produtos exportados, segundo Ninaut, principalmente para os Estados Unidos. "Esse mercado ficou mais forte no ano passado, com a compra de álcool das cooperativas, seguido por soja e por peças e miúdos de frango", destacou. O país tem hoje cerca de 7.600 cooperativas, de todos os setores. A maioria delas está concentrada no estado de São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.