Exportações de arroz aumentam 75,6%

Imagem: Eliza Maliszewski

ABRIL

Exportações de arroz aumentam 75,6%

Brasil embarcou 146,5 mil toneladas do grão no mês passado
Por: -Eliza Maliszewski
168 acessos

Segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) e do Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul (Sindarroz-RS) o desempenho das exportações do grão (base casca) foi bom no mês de abril. Houve um aumento de 75,6% em relação a março. No mês passado, o Brasil embarcou 146,5 mil toneladas, tendo como principais destinos Cuba, Peru e Venezuela.

Já as importações do cereal em abril tiveram queda. Os índices totalizaram 71 mil toneladas, 46 mil toneladas a menos do que o volume de março.

De acordo com o diretor-executivo do Sindarroz-RS, Tiago Sarmento Barata, a desvalorização do real deu mais competitividade ao arroz brasileiro. “O crescimento das exportações e a queda das importações são reflexos do câmbio, que está impulsionando as vendas externas”, diz.

No primeiro bimestre do ano comercial, que começa em março e vai até fevereiro de 2021, as exportações somaram 230 mil toneladas de arroz (base casca), enquanto as importações totalizaram 188 mil toneladas.

Conforme o executivo do Sindarroz-RS, as projeções indicam que as exportações de arroz de maio devem ser maiores. “Muitos carregamentos do cereal que saíram em navios em abril não entraram nas estatísticas do mês. Então, os números de maio devem ser ainda mais robustos.”
 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink