Exportações de arroz/RS ultrapassaram as 171 mil toneladas em junho

Agronegócio

Exportações de arroz/RS ultrapassaram as 171 mil toneladas em junho

O resultado acumulado no ano comercial é recorde
Por:
1704 acessos
No mês de junho, o Brasil exportou 171,5 mil toneladas de arroz (base casca), acumulando um volume de 493,9 mil t exportadas nos quatro primeiros meses do ano comercial 2011/12 (de março a junho de 2011), conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. O resultado acumulado no ano comercial é recorde, sendo superior ao alcançado no mesmo período do ano passado, quando o país vendeu 174,6 mil t de arroz ao exterior. Cabe destacar ainda que a previsão da Conab para as exportações de arroz em 2011/12 é de 1,3 milhão de toneladas (base casca).


O presidente do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Claudio Pereira, atribui o excelente desempenho das exportações ao esforço conjunto dos governos Federal e Estadual em busca de novos mercados compradores para enxugar ainda mais a oferta do produto no mercado interno.


Dentre os principais destinos das exportações brasileiras de arroz no mês estão: Nigéria (62,1 mil t), Cuba (32,4 mil t), Gâmbia (15,5 mil t), Espanha (15,3 mil t), África do Sul (12,3 mil t), Senegal (9,4 mil t), Colômbia (4,3 mil t), Trinidad e Tobago (2,7 mil t), Peru (2,5 mil t) e Bolívia (2,1 mil t). Adicionalmente, houve predomínio do arroz parboilizado nas vendas externas do mês (47,8% do total), seguido de arroz beneficiado não parboilizado (24,6% do total), do quebrado (16,6% do total) e do esbramado (10,7% do total).

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink