Exportações de carne bovina subiram 51% no primeiro trimestre
CI
Agronegócio

Exportações de carne bovina subiram 51% no primeiro trimestre

Por:

As exportações de carne bovina atingiram US$ 483 milhões no primeiro trimestre do ano, um aumento de 51% em relação a igual período de 2003. Porém, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), se as exportações vão bem, no mercado interno os produtores enfrentam dificuldades. Isto porque os custos de produção para o criador subiram 1,25% e o preço do boi gordo baixou 5,03% no período.

“Apesar da evolução na qualidade da carne fornecida à indústria exportadora, o produtor não experimentou o gosto da recuperação do preço do boi”, afirma presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da CNA, Antenor Nogueira.

Segundo ele, outra dificuldade enfrentada pelo produtor foi o fim da cumulatividade da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), com o conseqüente aumento da alíquota de 3% para 7,6%.

Outro fator prejudicial foi o início da cobrança da Cofins nas importações dos insumos agropecuários, de acordo com Nogueira. Ele informa que os insumos importados passaram a ser tributados em 1,65%, referente ao PIS, e em 7,6%, no caso da Cofins.

No primeiro trimestre, os insumos que apresentaram maior variação de preços, em relação a igual período de 2003, foram adubo (7,9%), medicamentos (4,3%) e material para a construção e manutenção de cercas ( 4,15%).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink