CI

Exportações de grãos devem aumentar devido à boa produção

Aumento ocorre principalmente com a soja


Estimativas divulgadas esta semana pela revisão de abril da INTL FCStone indicam que a oferta de grãos aumentando do Brasil deve fazer com que os níveis de expectativa de exportação sejam puxados para cima. Nesse cenário, a safra brasileira de grãos no ciclo 2018/2019 deve ter um aumento de 2,4% em relação ao número divulgado anteriormente, para 115,7 milhões de toneladas. 

De acordo com a analista de mercado da INTL FCStone, Ana Luiza Lodi, essas expectativas em relação à soja giram em torno de números vendidos para o exterior de 71,5 milhões de toneladas, contra 70 milhões de toneladas estimados pela Companhia Nacional do Abastecimento (Conab). Além disso, a estimativa de estoques continua abaixo de 1 milhão de toneladas, já que as exportações aumentaram. 

“Por enquanto, os embarques da oleaginosa estão bastante aquecidos, mas destaca-se que esse número ainda pode sofrer mudanças significativas, em decorrência principalmente do andamento das negociações comerciais entre Estados Unidos e China”, comenta a especialista. 

No caso do milho, a produção deve continuar em 28 milhões de toneladas, mesmo número estipulado no relatório anterior. No entanto, na safrinha, houve um aumento de 550 mil toneladas, em relação ao número de março, para 66,4 milhões de toneladas, uma consequência do aumento da estimativa de produtividade do Paraná. 

“Com esse aumento da perspectiva de produção da segunda safra e uma estabilidade do número da safra de verão, a produção total de milho no ciclo 2018/19 está estimada em 94,4 milhões de toneladas, volume que, se confirmado, representará uma forte recuperação em relação ao ano passado”, explica a analista Ana Luiza. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.