Exportações de milho tiveram queda forte em 2021
CI
Imagem: Marcel Oliveira
GRÃOS

Exportações de milho tiveram queda forte em 2021

A maior queda ocorreu em Mato Grosso que baixou de 22 para 15 milhões de toneladas
Por: -Eliza Maliszewski

As exportações de milho tiveram forte queda no ano passado. O país exportou 20.4 milhões de toneladas contra 34.4 milhões de toneladas em 2020. A maior queda ocorreu em Mato Grosso que baixou de 22 para 15 milhões de toneladas e Goiás, que passou de 3.9 milhões de toneladas para 994 mil.

O comportamento das lavouras em 2021, duramente afetadas pelo clima, e a continuidade da tendência, onde o bom desempenho nesta safra, nos estados centrais diferencia bastante do que está ocorrendo nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul, respectivamente o segundo e terceiro produtores de grãos, desestimularam as exportações que apresentaram forte redução, 40,6%, quando comparadas com o exercício de 2020. Mato Grosso, que tem como principal destinação os portos do Arco Norte, apresentou redução de 31,6%, quando comparado com o exercício passado.

Estima-se, na medida em que os preços internos se mantêm acima da paridade, um intenso redirecionamento do fluxo de exportação para o mercado interno, com aumento dos deslocamentos no sentido norte-sul e das importações, oriundos particularmente da América do Sul, priorizando o uso do cereal na produção de proteína animal, de elevado valor agregado.

Apesar da tendência de forte diminuição das exportações do cereal nesta temporada, há de se considerar o continuado destaque nas operações com destino ao Arco Norte, onde os desempenhos dos portos de Itaqui – MA, Barcarena- PA e Itacoatiara – AM foram superiores ao ocorrido no período anterior.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.