CI

Exportações de soja devem atingir 84 milhões de toneladas

No acumulado de janeiro a outubro, já foram embarcadas 81,2 milhões de toneladas


Foto: Marcel Oliveira

A exportação de soja em grãos encontra-se muito próxima do mesmo volume do ano passado, se aproximando, no acumulado de janeiro a outubro, dos 81,2 milhões de toneladas. A estimativa da Conab é que os embarques da oleaginosa atinjam 84,4 milhões de toneladas, cerca de 1,4 milhão acima do que foi exportado em 2020. No mesmo periodo do ano passado haviam sido exportadas 80,8 milhões de toneladas.

Isto deve se consolidar porque, desde de agosto, os embarques mensais de soja estão acima dos do ano passado, levando a crer que, devido a um forte movimento de reversão dos contratos de exportação de milho para o mercado interno, as tradings viram uma oportunidade de negociar a soja.

Outro ponto de destaque foi o fato da diminuição dos embarques da oleaginosa norte-americana, vez que o furacão IDA trouxe dificuldades para logística de escoamento da safra, também, gerando uma oportunidade para o Brasil. Em contraponto a isso, há uma retomada das exportações norte-americanas para os próximos meses, já implicando em redução nos prêmios dos portos brasileiros que, até então, estavam trabalhando acima da média dos últimos 05 anos.

Ainda segundo a Companhia, para as safras 2020/21 e 2021/22, indica-se uma exportação recorde de 89,9 milhões de toneladas, algo plenamente factível, levando-se em conta a expectativa de produção recorde, bem como o bom andamento do plantio e das condições climáticas favoráveis às lavouras, nas principais praças produtoras.

Mato Grosso e Paraná foram os estados que mais exportaram no período, com 22,2 milhões de toneladas e 12,7 milhões de toneladas, respectivamente. Depois vem o Rio Grande do Sul, com 8,4 milhões de toneladas. Ainda aparecem na lista Goiás (7,2), São Paulo (4,8), Mato Grosso do Sul (4,7), Minas Gerais (4,4) e Bahia (3,2).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.