Exportações de trigo argentino são as mais altas desde 2007

Agronegócio

Exportações de trigo argentino são as mais altas desde 2007

Dezembro deve bater em 1 milhão de toneladas
Por: -Leonardo Gottems
1093 acessos

As exportações de trigo da Argentina são as mais altas para um mês de Dezembro (quando a colheita ganha força) desde 2007, diz o Blog AgroSouth News. Naquele ano, o último mês registrou exportações de 1,72 milhão de toneladas do cereal de inverno, apontam números da consultoria portenha Agritrend.

Agora, segundo a projeção de vários analistas, as exportações devem bater facilmente a casa de um milhão de toneladas. Apesar de bem menor, há grande expansão na comparação com o fraco desempenho dos anos anteriores: em Dezembro de 2015 foram exportadas apenas 40 mil toneladas de trigo, enquanto em Dezembro de 2014 foram 295.941 toneladas.

Ao contrário do que era esperado por muitos analistas, a menor demanda do Brasil pelo trigo argentino e a baixa do poder aquisitivo doméstico não se tornaram um problema na primeira temporada do país vizinho após a eliminação dos impostos de exportação. Clientes tradicionais, como Argélia e Egito, foram reconquistados facilmente, e mercados considerados exóticos, como Quênia, Vietnã, Bangladesh, Tailândia, Omã, Moçambique e Sudão entraram na lista de destinos.

"Nós pensávamos que alguns antigos clientes, como a Argélia, comprariam dos fornecedores deles dos últimos anos. Mas, na verdade, a Argentina voltou com força ao mercado argelino após cinco anos de ausência. E os traders estão felizes de comprar de nós," disse uma fonte da Federação de Armazenadores de Grãos da Argentina.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink