Exportações gaúchas caem 11,5%; itens agropecuários aumentaram
CI
Agronegócio

Exportações gaúchas caem 11,5%; itens agropecuários aumentaram

Exportações agropecuárias aumentaram US$ 140,9 milhões
Por:
Nos primeiros três meses de 2013, as exportações do Rio Grande do Sul caíram 11,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Em valores, o Estado acumulou 3,5 bilhões de dólares, o que indica um decréscimo de 275 milhões de dólares. A variação do volume de exportações gaúchas ficou bem abaixo da observada em nível nacional (-5%). 

Os dados sobre o desempenho das exportações do RS foram divulgados nesta quinta-feira pelo economista Bruno Breyer Caldas da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os preços no Estado, por sua vez, apresentaram uma evolução superior (4,9%) à nacional (-2,8%). Como consequência desses resultados, o valor exportado pelo Rio Grande do Sul registrou uma evolução, embora negativa, superior (-7,2%) à observada no Brasil (-7,7%). 

Segundo Caldas, o resultado colocou o Rio Grande do Sul em quarto lugar entre os maiores estados exportadores - abaixo de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro - o que representa 6,94% das exportações nacionais. As exportações da indústria de transformação registraram queda de 433 milhões de dólares no acumulado do ano. Já as exportações agropecuárias aumentaram 140,9 milhões de dólares. 

Entre os principais produtos exportados pela agropecuária, destaque para os aumentos de 156,7 milhões de dólares das vendas de grãos de milho, e de 68,5 milhões de dólares das exportações de trigo. Na indústria de transformação, queda de 247, 9 milhões de dólares nas exportações do setor de alimentos e bebidas, de 178,1 milhões de dólares de máquinas e equipamentos e de 77,6 milhões de fumo. 

No setor de alimentos e bebidas, destacam-se as reduções de 107,3 milhões das exportações de farelo de soja, de 93,6 milhões de dólares de óleo de soja e de 49, 1 milhões de dólares de arroz. O destaque positivo ficou por conta da indústria de transformação. Ocorreu um aumento de 109,9 milhões de dólares nas vendas de derivados de petróleo. 

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.