CI

Exportações russas de trigo devem cair

Ainda assim, as exportações totais de trigo deverão superar as 34,2 milhões de toneladas


As exportações de trigo da Rússia foram revisadas para baixo na temporada 2019/2020 devido a secas parciais que estão sendo registradas no país, segundo informações divulgadas pela Agência Reuters. Além disso, as agências de previsão IKAR e SovEkon revisaram suas estimativas para a safra para baixo, o que significa que a Rússia pode perder seu título de maior exportador mundial de grãos para a Ucrânia.  

Nesse cenário, a IKAR reduziu suas perspectivas de exportação de trigo em 500.000 toneladas, chegando em um total 36,5 milhões de toneladas, e as exportações totais de grãos em 1,4 milhão de toneladas, totalizando 46 milhões de toneladas. Quanto à SovEkon, a agência revisou as perspectivas de exportação de trigo e grãos totais em 600.000 e 500.000 toneladas, para 37,6 milhões e 48,9 milhões de toneladas, respectivamente.  

Ainda assim, as exportações totais de trigo deverão superar as 34,2 milhões de toneladas que foram exportadas no ano de 2018. Para completar, a safra total de trigo para 2019 é estimada em 80 milhões de toneladas pela IKAR e 82,2 milhões de toneladas pela SovEkon, em comparação com as 72 milhões de toneladas colhidas no ano passado, segundo indicam as estimativas. 

No entanto, as informações que foram divulgadas pela Reuters dão conta de que a Ucrânia pode ultrapassar a Rússia nas exportações desse tipo de cereal mais rápido do que se imaginava. Isso porque, agências e consultorias locais indicam que o país está em vias de exportar 49 milhões de toneladas de grãos somente nesta temporada, o que o colocaria em destaque no cenário mundial de exportação de grãos alimentícios. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.