CI

Exportadores querem suínos fora da exposição


A Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) encaminhou, ontem, ao Ministério da Agricultura pedido para que proíba a entrada de suínos na Expointer. A intenção é evitar que humanos transmitam a gripe A aos animais, o que, conforme o presidente da Abipecs, Pedro de Camargo Neto, afetaria as exportações. "Não faz sentido suínos participarem."

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Inácio Kroetz, confirmou o recebimento do documento. "Agora, o próprio setor quer que não tenha suínos na Expointer." Ele afirmou que existe a recomendação técnica para evitar trânsito de animais e contato com humanos. "Isso é contra as normas de biosseguridade implementadas pelos criadores. Acho que não será preciso proibirmos a participação. Acredito em uma ação voluntária dos criadores." No entanto, exportadores e criadores não estão em consenso. O presidente da ABCS, Irineu Wessler, disse que vai debater o assunto com a Acsurs, cujo presidente, Valdecir Folador, defende a participação na mostra.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.